» Pesquisa

Elias Prates Marques
    • Telefone
      compesq@eerp.usp.br
Pró-Reitoria de Pesquisa, mediante aporte de recursos financeiros oriundos de convênios com entidades da iniciativa privada e órgãos de fomento, destinados à concessão de BOLSAS DE ESTUDO aos estudantes de nível médio, devidamente selecionados, em conjunto com a Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, para a participação em projetos de pesquisa desenvolvidos nos ambientes universitários dos diferentes campi e em todas as áreas do conhecimento.

O Programa de Pré-Iniciação Científica visa apoiar os projetos de pesquisa que possibilitem despertar e incentivar o interesse pela investigação científica, bem como a definição da área de interesse profissional de alunos da rede pública de ensino médio visando aproximação com a USP mediante:

• o oferecimento de oportunidade de complemento da formação pessoal, aprimoramento de conhecimentos e preparo para a vida profissional ao aluno participante;

• a inserção destes alunos na USP para o acompanhamento de atividades e convivência com os procedimentos e as metodologias adotadas em pesquisa científica;

• o desenvolvimento de atividades científicas planejadas para o bolsista na linha de Pesquisa do Orientador e o acesso a outras atividades como ciclos de seminários, simpósios, cursos, interação com outras unidades.

Cabe às Unidades solicitarem, por meio de suas Comissões de Pesquisa (ou equivalente), a apresentação de Propostas de Pesquisa que contemplem a participação de estudantes de ensino médio, com dedicação mínima de 8 horas semanais. Os estudantes estarão vinculados à Unidade que apresentou a proposta durante a vigência do programa e serão acompanhados por um professor da escola de ensino médio. Será facultada ao estudante a solicitação de mudança de local de estágio dentro da Unidade, mediante avaliação da Comissão de Pesquisa (ou equivalente).

As bolsas de estudo terão duração de 12 meses, com caráter improrrogável, devendo ser solicitada em nome da Unidade da USP responsável pelo projeto e paga diretamente ao estudante, mediante instrumento próprio. Seus valores serão estabelecidos de acordo com o aporte financeiro destinado em rubrica própria nos convênios firmados pela USP.