A EERP
em números

» Pesquisa

Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) »
Submissão de projetos e orientações pertinentes

  • Informações gerais
    • Presidente
      Prof. Dr. Carlos Renato Tirapelli
    • Vice-Presidente
      Prof.ª Dra. Angelita Maria Stabile
    • Secretário
      Vinícius Vargas de Souza Nori
    • Telefone
      (16) 3315 9197
    • Fax
      (16) 3315 0518
    • E-mail
      ceua@eerp.usp.br
ORIENTAÇÕES REFERENTES À SOLICITAÇÃO DE UTILIZAÇÃO DE ANIMAIS EM ATIVIDADES DE ENSINO OU DE PESQUISA - SUBMISSÃO DE PROJETOS À CEUA-EERP/USP

Prezados pesquisadores,

Os projetos voltarão a tramitar temporariamente somente em meios físicos. Desta forma, a CEUA-EERP/USP disponibiliza nos links abaixo os formulários referentes à realização de atividades de ensino e de pesquisa envolvendo o uso de animais:

- Formulário CEUA para utilização de animais em aula

- Formulário CEUA para utilização de animais em pesquisa

O formulário deverá ser entregue na Secretaria da CEUA-EERP/USP (sala 38), devidamente preenchido e assinado pelos pesquisadores. A Secretaria providenciará a assinatura da Diretoria da Unidade e encaminhará o protocolado para análise.

A CEUA-EERP/USP reitera a necessidade de um bom preparo no conhecimento da legislação vigente e noções gerais de bem-estar animal. Diante disto, recomenda aos pesquisadores que realizem o CURSO DE EXTENSÃO ÉTICA NO USO DE ANIMAIS E SEGURANÇA NO AMBIENTE DE TRABALHO, disponibilizado na plataforma Moodle neste link. A senha para acesso ao curso é ceua2015

ORIENTAÇÕES PARA A DEFINIÇÃO DO TAMANHO DA AMOSTRA

A CEUA-EERP/USP sugere a leitura do item 3.3.1- Análise estatística, da RN25 do CONCEA (RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 25, de 29 de setembro de 2015 ) - Capítulo "Introdução Geral" antes da submissão de seu projeto de pesquisa. Lembramos que o cálculo amostral para definição do tamanho da amostra é altamente recomendável. A RN25 traz o endereço statpages.org (http://statpages.info/) onde há indicação de várias ferramentas que podem ser utilizadas de acordo com o tipo de comparação a ser realizada no projeto. Há ainda outras ferramentas como o software G*Power (livre acesso, disponível em http://www.gpower.hhu.de/) e os sítios http://www.lee.dante.br/pesquisa/amostragem/amostra.html e http://www.3rs-reduction.co.uk/html/6__power_and_sample_size.html.
Voltar ao topo

Desenvolvido por