A EERP
em números

» Graduação

Bacharelado e Licenciatura »
Apresentação

  • Informações gerais
      Comissão de Coordenação do Curso
    • Coordenadora
      Profa. Dra. Marta Angélica Iossi Silva
    • Vice-Coordenadora
      Profa. Dra. Fernanda dos Santos Nogueira de Goes
    • Secretário
      Rodrigo Bianco Ferreira
    • Telefone
      +55 16 3315-3388
    • E-mail
      cocl@eerp.usp.br
Em 2006, a EERP/USP instalou o curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem, favorecendo o acesso à educação superior, por meio da ampliação de vagas no período vespertino/noturno. O currículo está em sintonia com as Diretrizes Curriculares para Formação de Enfermeiros e para Formação de Professores, aprovadas pelo Ministério da Educação, e o Programa de Formação de Professores da USP, valorizando a interdisciplinaridade e a inserção do estudante nos diferentes cenários da prática em saúde e educação, desde os primeiros semestres.

O curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem tem como meta formar o enfermeiro generalista, capacitado para atuar na promoção da saúde na educação básica e como professor dos cursos profissionalizantes em enfermagem (formação de Auxiliares e Técnicos), bem como na prática assistencial de enfermagem, nos distintos campos de atuação.

Para tanto, o estudante tem oportunidades de aprendizagem trabalhando a formação do enfermeiro na área de competência do cuidado integral às necessidades individuais e coletivas segundo os princípios da Atenção Primária à Saúde (APS), contemplando as sub-áreas: cuidado integral às necessidades individuais nas distintas fases do ciclo da vida, cuidado integral às necessidades coletivas e organização e gestão do cuidado integral e dos serviços de saúde.

No campo da educação, é possibilitado ao estudante a construção de conhecimentos, habilidades e atitudes para a docência no cenário das escolas profissionalizantes em enfermagem e, ainda, para o desenvolvimento de atividades de promoção da saúde na escola de educação básica.


Infraestrutura

A EERP/USP dispõe de infraestrutura privilegiada para o ensino, com laboratórios de práticas de procedimentos de enfermagem, multidisciplinar, telenfermagem, salas de aula e auditórios confortáveis, núcleo de informática e sala de estudos.

Para as atividades práticas e de estágio, a EERP/USP mantém parcerias com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, Hospital Estadual de Ribeirão Preto, Centro de Referência da Saúde da Mulher Ribeirão Preto (MATER), Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto, Sanatório Espírita Vicente de Paulo e Rede Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. Na educação, além da rede pública, EERP/USP mantém convênios com escolas profissionalizantes pública e privada.

No Campus, o aluno pode desfrutar de espaços e serviços acadêmicos e socioculturais.


Programas e Auxílios

Durante o curso, o aluno pode incrementar sua formação com a realização de intercâmbios, participação em eventos nacionais e internacionais, inserção em grupos de pesquisa e de extensão universitária. Pode, ainda, beneficiar-se dos programas de apoio à permanência estudantil. Para conhecer os programas e auxílios, acesse “oportunidades”.


Vagas: 50
Ingresso: vestibular FUVEST. Para saber mais, clique aqui
Duração: 5 anos
Período: vespertino/noturno (aulas teóricas, práticas e estágios no período vespertino)
Voltar ao topo

Desenvolvido por