A EERP
em números

» Graduação

Graduação »
Formas de ingresso

  • Informações gerais
      Comissão de Graduação
    • Presidente
      Profa. Dra. Luciana Mara Monti Fonseca
    • Vice-Presidente
      Profa. Dra. Carmen Silvia Gabriel
    • Secretária
      Bruna Garcia Ingegneri
    • Telefone
      +55 16 3315-3388
    • E-mail
      gradenf@eerp.usp.br
Vestibular
O ingresso nos cursos de graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP (EERP/USP) é feito por meio de vestibular. A seleção é anual e é organizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Para maiores informações, acesse o site da Fuvest.

Bacharelado em Enfermagem
Duração: 08 semestres (04 anos)
Período: Integral
Vagas: 72 vagas

Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem
Duração: 10 semestres (05 anos)
Período: Vespertino/Noturno
Vagas: 45 vagas

ENEM - SISU

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova aplicada pelo Ministério da Educação para avaliar o aprendizado dos alunos concluintes do Ensino Médio.

A prova, realizada em dois dias, aborda conhecimentos gerais, com questões de múltipla escolha e redação.

Com a nota do ENEM, é possível se inscrever no SISU (Sistema de Seleção Unificada) e concorrer a uma vaga nos cursos de graduação da EERP/USP.

A inscrição do SISU é on line e gratuita.

Para maiores informações, acesse os sites da Pró-Reitoria de Graduação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e do SISU,

Página Inicial



Bacharelado em Enfermagem
Duração: 08 semestres (04 anos)
Período: Integral
Vagas: 08 vagas

Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem
Duração: 10 semestres (05 anos)
Período: Vespertino/Noturno
Vagas: 05 vagas


Outras formas de ingresso:
 
Transferência Externa
Além do vestibular, é permitida a transferência de alunos de outras instituições de ensino superior do país ou do exterior, inclusive da USP, para a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP, observados os prazos previstos no calendário escolar, e condicionado à existência de vaga e à aprovação em exame de seleção. É vedada a transferência para o primeiro e para os dois últimos semestres do curso.

Inscrição: na primeira quinzena do mês de abril pelo site da Fuvest.    

Edital: geralmente, na segunda metade do mês de março pelo site www.eerp.usp.br.

Graduado de nível superior
De acordo com o disposto no parágrafo único do artigo 67 do Estatuto e no parágrafo 1º do artigo 72 do Regimento Geral, poderá ser concedida matrícula nos cursos de graduação da USP, a portadores de diploma de curso superior devidamente registrado. A matrícula poderá ser deferida para o primeiro período letivo do curso, se resultarem vagas após a matrícula de alunos classificados em concurso vestibular e após atendimento das transferências regimentais.
Documentos a serem apresentados: cópia do diploma devidamente registrado e do respectivo histórico escolar.


Programa de Estudantes - Convênio de Graduação - PEC-G
O Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) constitui um dos instrumentos de cooperação que o governo brasileiro oferece para outros países em vias de desenvolvimento, especialmente da África e da América Latina.

Somente serão oferecidas vagas para cursos em período diurno, a candidatos que comprovarem ter concluído o ensino médio ou equivalente.

Como funciona:
A Universidade informa à Secretaria da Educação Superior-Ministério da Educação (SESu-MEC) o número de vagas disponíveis por curso.

O processo seletivo, que se inicia com uma seleção preliminar dos candidatos pelas missões diplomáticas brasileiras, encerra-se sob a coordenação do Departamento de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica-Ministério das Relações Exteriores (DCT-MRE), com a participação da SESu-MEC, assessorada por uma comissão indicada pelo fórum de Pró-reitores de Graduação das universidades brasileiras.

A autorização de matrícula será concedida pela SESu-MEC, após receber comunicação oficial do DCT-MRE.

O Estudante Convênio terá dois vínculos, um com o PEC-G, por meio de sua aceitação diplomática, e outro com as Instituições de Ensino Superior (IES), após a efetivação de sua matrícula.

O Estudante Convênio PEC-G, além de se submeter às exigências do protocolo de Estudantes Convênio PEC-G, deverá cumprir também a legislação da Instituição de Ensino receptora.


Saiba mais:

Programa de Estudantes Convênio de Graduação
Manual do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação
Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) - USP
Voltar ao topo

Desenvolvido por