A EERP
em números

» Graduação

Formaturas »
Informações gerais

  • Informações gerais
    • Assistente Técnica Acadêmica
      Ida Mara Brunelli
    • Secretária
      Carla Ap. Arantes
    • Telefone
      +55 16 3315-3389
    • E-mail
      idamara@eerp.usp.br
Informações gerais sobre a cerimônia de colação de grau

Orador, Juramentista, Homenageantes e Homenageados
Recomenda-se a realização de eleição para a escolha do patrono, paraninfo, nome de turma, docentes e funcionários homenageados. Da mesma forma, a turma deverá indicar entre os formandos aqueles que desempenharão as funções de orador e juramentista, os que falarão aos pais, e os que serão responsáveis pela entrega de mimos ao patrono, paraninfo, nome de turma, docentes e funcionários homenageados.


Vestes
Os formandos deverão trajar beca na cor preta, com cinto verde água (cor padronizada pela EERP/USP), na altura da cintura, sendo o uso de borla opcional. Caso a turma opte pelo uso de borla, a mesma será usada sobre a cabeça após a outorga do grau, pela Diretora da Escola.

É recomendável o uso de roupas leves e escuras sob a beca, bem como o uso de calçados confortáveis e de cor preta.

Às formandas, recomenda-se o uso de penteados baixos, que facilitem o uso da borla.


Discursos
Recomenda-se que o discurso seja escrito previamente, evitando-se confiar na emoção do momento, diante do público. Solicita-se aos docentes e alunos que farão uso da palavra na cerimônia de colação degrau, que seus discursos não ultrapassem 5 minutos.


Juramento:
O aluno indicado pela turma será chamado para proferir o juramento. Esse aluno deverá ocupar a tribuna, perfilado com os formados, convidará os mesmos para se posicionarem de pé e estenderem o braço direito, postura essa que também será usada pelo juramentista. O juramentista efetuará a leitura pausada do juramento, que será repetida, consecutivamente, pelos formandos e finalizarão o compromisso, simultaneamente, com a expressão: assim prometemos.

1) Juramento do Bacharel em Enfermagem

“Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro:

dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições.”

Assim prometemos.”


2)Juramento do Bacharel e Licenciado em Enfermagem

“Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro:

dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições.

Prometo, também, dedicar-me com toda probidade ao campo do ensino e da pesquisa, à procura e à transmissão da verdade, e trabalhar, na medida das minhas forças, pelo progresso do conhecimento em enfermagem e saúde no Brasil.

Assim prometemos.”

Recomenda-se o ensaio do juramento com a turma de formandos, para assegurar a sincronia da repetição e a postura correta.


Outorga do grau

O aluno se posicionará à frente da Diretora, inclinando a cabeça ligeiramente para imposição da borla e a outorga do grau. Na sequência, receberá o canudo simbólico do diploma com a mão direita, passando-o para a mão esquerda e cumprimentará a Diretora com um aperto de mão.


Homenagens
Formais:
Patrono: é a homenagem de mais elevada hierarquia. A turma elege uma personalidade de elevado prestígio em sua área de atuação, que serve de inspiração para a conduta profissional dos formandos. Não discursa.

Paraninfo: é homenageado um docente do curso com a qual a turma estabeleceu fortes vínculos acadêmicos e também afetivos. Profere discursos aos formandos.

Nome de Turma: é homenageado um docente do curso, através do qual a turma deseja ser reconhecida. Não discursa.

Afetivas
Pais
Professores, enfermeiros e funcionários, os quais, pela conduta, merecem o reconhecimento e os agradecimentos da turma.

Recomenda-se que o número total de homenageados não ultrapasse 10 indicados. Caso a turma opte pela entrega de mimos aos homenageados, sugere-se escolher objetos de fácil transporte e acomodação no local da cerimônia de colação de grau.

Cabe às Comissões de Formatura participarem a indicação aos homenageados.


Músicas e outros equipamentos de som e imagem

A música é elemento essencial para o brilhantismo da cerimônia, devendo sua escolha ser cuidadosa, compatível com os diferentes momentos da colação de grau. O uso de equipamentos de imagem, como telões, por exemplo, e microfones de púlpito e mesa deverão ser avaliados por especialistas, identificando disponibilidade e adequação do espaço e funcionalidade. A operação desses equipamentos deverá ficar a cargo da empresa contratada.


Confraternização final

A confraternização entre os formandos, ao final da cerimônia, deverá acontecer após a saída das autoridades que compõem a mesa diretora dos trabalhos. É vedado o uso de materiais que coloquem em risco a integridade física dos presentes e a segurança patrimonial. Muna-se de muita alegria, a festa é principalmente sua, de seus familiares e amigos!


Atenção:

- sejam pontuais, demonstrando respeito e consideração a seus convidados e aos convidados da EERP;
- obedeçam à chamada dos funcionários da EERP para a organização do cortejo de alunos;
- observem as normas de segurança;
- é importante a presença de todos os alunos ao ensaio da formatura;
- será agendada reunião da Assistência Técnica Acadêmica da EERP e do Serviço de Graduação com as Comissões de Formatura e empresa contratada para a realização da cerimônia de colação de grau e eventos festivos.
Voltar ao topo

Desenvolvido por