A EERP
em números

Mobilidade Estudantil - USP »
Graduação

  • Informações gerais
      Comissão de Relações Internacionais
    • Presidenta
      Profa. Dra. Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato
    • Apoio
      Juliana Gazzotti
    • Fax
      55 16 3315-3393
    • E-mail
      crint@eerp.usp.br
Programa de Mobilidade Estudantil para Alunos de Graduação


Requisitos para participar do Programa

    1. Estar regularmente matriculado, no mínimo, no 3º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem na EERP;
    2. Comprovar conhecimento intermediário do idioma do país que irá fazer o intercâmbio;
    3. Ter média ponderada igual ou superior a 7,0 (sete), sem reprovações.

O estudante poderá inscrever-se até o último semestre, desde que deixe algum crédito para cumprir quando voltar do intercâmbio. Algumas instituições estrangeiras requerem que o estudante tenha completado no mínimo o segundo ou o terceiro ano do curso.

Em relação ao idioma, para as escolas em que as aulas são ministradas em língua inglesa, o estudante deverá apresentar o TOEFL ou IELTS. A pontuação pode variar conforme a Instituição de Ensino Superior conveniada. Em alguns casos não é necessário o exame de proficiência, apenas a apresentação de certificado de conhecimento intermediário (francês, espanhol, italiano, alemão, japonês).

Atenção: Não faz parte dos objetivos do Programa de Intercâmbio da CRInt/EERP o aprendizado de um idioma, mas sim seu aprimoramento.


Como e quando participar

O estudante deve inscrever-se sempre um semestre antes do início do programa, ou seja, com no mínimo seis meses de antecedência. As inscrições ocorrem na segunda semana de aula de cada semestre letivo. No ato da inscrição o estudante deve trazer:

    1. Formulário de inscrição de acordo com cada Edital preenchido e com foto;
    2. Comprovante de conhecimento do idioma;
    3. Histórico escolar;
    4. Cópia do Passaporte (documento válido);
    5. Carta de recomendação de um professor da EERP;
    6. Projeto de estudo, ou plano de trabalho, com assinatura do professor responsável.



O candidato pode se inscrever para as vagas do seu interesse, de acordo com a disponibilidade das Instituições de Ensino Superior conveniadas, em ordem de sua preferência, desde que comprove o conhecimento do idioma e os demais pré-requisitos. A falta de qualquer documento impedirá a sua inscrição. O comprovante de idioma é dispensado para intercâmbio em Instituições de língua portuguesa.


Como elaborar seu plano de Trabalho

O estudante deverá elaborar uma solicitação, através de ofício para a Direção da EERP, e apresentar uma breve descrição de sua trajetória como estudante / pesquisador / profissional. Deve expor os objetivos gerais e específicos da atividade, uma descrição resumida do que irá realizar e o motivo da escolha da instituição para a realização do intercâmbio indicando o orientador. Esse documento deve ser assinado pelo estudante e pelo orientador e encaminhado à direção da EERP pela  Seção de Expediente.

Em caso de dúvidas envie suas perguntas para crint@eerp.usp.br ou entre em contato com a Seção de Cooperação Internacional.


Como é o processo seletivo

O critério utilizado para avaliação dos candidatos a intercâmbio pela CRInt/EERP é baseado no desempenho acadêmico obtido pelo candidato. As informações na íntegra estão disponibilizadas aqui.


Preparando-se para o intercâmbio

Os estudantes que confirmarem interesse pela vaga serão informados pela CRInt/EERP a respeito dos procedimentos quando da aceitação para a Instituição na qual foi selecionado. Isso geralmente inclui formulário de inscrição e outros documentos de acordo com cada Instituição.

O envio destes documentos é responsabilidade da CRInt/EERP. Posteriormente a instituição estrangeira irá enviar uma carta de aceite em nome do estudante que servirá para obtenção do visto. Portanto, a CRInt/EERP é responsável única e exclusivamente pela intermediação da documentação para o preenchimento da vaga oferecida pela instituição conveniada, podendo porém, orientar e prestar ajuda ao estudante em quaisquer outros assuntos relacionados ao intercâmbio.


É de responsabilidade do estudante

    1. Conseguir o visto do país no qual irá realizar o intercâmbio;
    2. Comprar a passagem aérea de ida e volta;
    3. Providenciar hospedagem (algumas instituições estrangeiras possuem hospedagem em seus campi e outras não. Porém todas oferecem algum tipo de assistência para que o estudante consiga hospedagem);
    4. Escolher as disciplinas a serem cursadas;
    5. Arcar com todas as despesas de hospedagem, alimentação e transporte. A Instituição conveniada responde pelo oferecimento das disciplinas cursadas.



Grade curricular traduzida

O estudante selecionado para participar de intercâmbio deverá encaminhar à Universidade no exterior seu Histórico Escolar traduzido para o inglês ou espanhol, conforme o país de destino. A grade curricular traduzida para o curso de Bacharelado encontra-se em inglês aqui e em espanhol aqui; e para o curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem encontra-se em inglês aqui e em espanhol aqui.


Aproveitamento de Créditos

As disciplinas cursadas no exterior equivalem aos créditos obtidos nas disciplinas optativas ou serão acrescentadas no histórico escolar do estudante da EERP como atividades desenvolvidas no exterior. Para isso, o estudante deve providenciar que o histórico com as disciplinas cursadas durante o intercâmbio seja autenticado pela embaixada brasileira no país onde foram cursadas as disciplinas ou por um consulado brasileiro no país correspondente.
Voltar ao topo

Desenvolvido por