A EERP
em números

Convênios »
Formas de Parceria

  • Informações gerais
      Comissão de Relações Internacionais
    • Presidenta
      Profa. Dra. Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato
    • Apoio
      Juliana Gazzotti
    • Telefone
      55 16 3315-3393
    • E-mail
      crint@eerp.usp.br
Convênio é o acordo firmado entre duas entidades públicas ou entre uma entidade pública e outra particular, para a realização de um objetivo de interesse comum dos partícipes. O convênio se rege pelo artigo 116 da Lei nº 8666/93, "no que couber", segundo sua própria expressão.

Os convênios acadêmicos internacionais são estabelecidos por instituições formadoras ou serviços de saúde. É importante salientar que o aluno pode procurar os docentes de sua unidade de ensino e demonstrar interesse por determinada universidade estrangeira. Se for de interesse da USP e da universidade estrangeira, o convênio poderá ser assinado.

Com o objetivo de facilitar a negociação com parceiros internacionais, a CRInt-USP oferece alguns modelos dos documentos que poderão ser assinados.

Visando a cooperação com instituições de outros países, a CRInt-USP disponibiliza três tipos de modelos de documentos a serem utilizados como meio de firmar essa cooperação. São eles:

Protocolo de Intenções: Um Protocolo de Intenções, por definição, não gera obrigações por nenhuma das partes envolvidas. Ele existe para que os parceiros registrem oficialmente suas intenções de estabelecer uma cooperação.

Acordo: O acordo é um documento que estabelece e define obrigações entre as partes, visando o cumprimento de um objetivo proposto.

Convênio: Assim como o acordo, o convênio estabelece obrigações das partes envolvidas, visando o alcance de um objetivo comum através do cumprimento de metas específicas e de um plano de trabalho bem definido. O objetivo do convênio, assim como o objeto, deve ser claramente definido


Estes são apenas modelos. Caso seja conveniente, é permitido que se utilize documentos das faculdades conveniadas e até mesmo que se crie documentos específicos, que devem ser elaborados sempre com acompanhamento da Consultoria Jurídica da Universidade.

Obs: Para informações sobre convênios internacionais de estágio, procure o setor responsável na unidade de ensino.

Na EERP-USP sala 39, ou pelo e-mail crint@eerp.usp.br .
Voltar ao topo

Desenvolvido por