A EERP
em números

Convênios »
Convênios de Dupla Titulação (Pós-Graduação)

  • Informações gerais
      Comissão de Relações Internacionais
    • Presidenta
      Profa. Dra. Edilaine Cristina da Silva Gherardi Donato
    • Apoio
      Juliana Gazzotti
    • Telefone
      55 16 3315-3393
    • E-mail
      crint@eerp.usp.br

Dupla/Múltipla-titulação


Co-orientação de teses visando à Dupla/Múltipla-Titulação

A Universidade de São Paulo pode estabelecer parceria com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras para a coorientação de estudantes, visando à preparação de  dissertação de Mestrado e/ou tese de Doutorado para Dupla/Múltipla-Titulação, mediante assinatura de convênio acadêmico internacional que associe a UNIDADE USP à instituição estrangeira e implique reciprocidade.

Através do CONVÊNIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA COORIENTAÇÃO DE  DISSERTAÇÃO DE MESTRADO E/OU TESE DE DOUTORADO, a USP e a Instituição estrangeira podem firmar um acordo sem especificar o nome do estudante participante. Para cada estudante candidato à coorientação e Dupla/Múltipla-titulação deverá ser firmado termo de compromisso de adesão ao convênio.

O candidato à coorientação deverá estar regularmente matriculado em curso de doutorado na USP ou em instituição estrangeira. As normas e regulamentos da coorientação visando à Dupla/Múltipla-titulação estão dispostos no Regimento da Pós Graduação da USP.

A fim de facilitar este procedimento de cooperação internacional, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação disponibiliza um modelo de minuta de convênio indicativa para a formalização de coorientação visando à  Dupla/Múltipla-titulação. Os modelos de minuta e de termo de compromisso disponibilizados pela PRPG contemplam adequações da Consultoria Jurídica da USP e estão em conformidade com o novo Regimento de Pós-Graduação da USP, vigente a partir de 20/04/2013.


Quem pode participar

O candidato regularmente matriculado em curso de doutorado na USP ou em instituição estrangeira. As normas e regulamentos da coorientação visando à Dupla/Múltipla-titulação estão dispostos no Regimento da Pós-Graduação da USP (Artigos 133 a 140).


Procedimentos para Dupla Titulação

Para ter acesso aos Procedimentos para Dupla/Múltipla-titulação clique aqui


Portaria e Resoluções

Resolução USP 5449/08 alterada pela Resolução USP 5865/10 – Cria o processo eletrônico de tramitação de convênios ou contratos, estabelecendo a obrigatoriedade da tramitação ser realizada exclusivamente, em meio eletrônico, por meio do sistema Mercúrio web (e-convenioUSP).

Portaria GR n. 4550/2009 – Delega competências aos Dirigentes das Unidades em firmar os convênios no interesse de sua unidade.

Publicação do extrato em Diário Oficial. Convênios, Contratos e Convênios Acadêmicos clique aqui


Termos e minutas

A fim de facilitar este procedimento de cooperação internacional, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação disponibiliza um modelo de minuta de convênio indicativa para a formalização de co-orientação visando à dupla-titulação. Os modelos de minuta e de termo de compromisso disponibilizados pela PRPG contemplam adequações da Consultoria Jurídica da USP e estão em conformidade com o novo Regimento de Pós-Graduação da USP, vigente a partir de 20/04/2013.

Lista de Minutas e Termos de Compromisso para Dupla/Múltipla-titulação:

Minuta em Português 

Minuta em Inglês

Termo de Compromisso em Português

Termo de Compromisso em Inglês
  


Check-list para submissão de proposta à Comissão Coordenadora de Programa de Pós-Graduação

Voltar ao topo

Desenvolvido por