Editais Externos »

• Telefone
      crint@eerp.usp.br

Programa de bolsas de estudos e Apoio à pesquisa do Governo do Canadá

Mais informações na Embaixada do Canadá www.brasil.gc.ca, email: academic.bsb@international.gc.ca .

Breve descrição de algumas das bolsas disponíveis:

1) International Council for Canadian Studies: A bolsa é voltada para pesquisadores do Caribe e da América Latina, os quais deverão desenvolver um projeto na área de estudos canadenses. Os grupos de pesquisa que envolverem pesquisadores de diferentes nacionalidades terão preferência. DEADLINE: 24 de novembro de cada ano.

2) Professional Development Awards (PDA) : A bolsa é voltada para profissionais que tenham pelo menos dois anos de experiência e desejem trabalhar com pesquisa no Canadá. A disponibilidade de bolsas depende dos vários editais que são abertos ao longo do ano, os quais estão listado no weblink: http://www.idrc.ca/en/ev-84362-201-1-DO_TOPIC.html . Mais detalhes sobre procedimentos e deadline serão anunciados pela Associação Brasileira de Estudos Canadenses: http://www.abecan.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=91&Itemid=215

3) Doctoral Student Research Award (DSRA) : A bolsa é voltada para estudantes de Doutorado que desenvolvem pesquisas que tenham pelo menos 33% de seu conteúdo relacionados ao Canadá (de preferência na área de Relações e Estudos Internacionais).

4) International Research Linkages : A bolsa é voltada para o desenvolvimento e estabelecimento de redes de pesquisa entre grupos de pesquisadores do Canadá e de outros países. Seu objetivo não é financiar a pesquisa, mas sim o intercâmbio de informações. DEADLINE: 24 de novembro de cada ano.

5) Vanier Canada Graduate Scholarships : A bolsa é voltada para estudantes de Doutorado que tenham sido aprovados para realizar um intercâmbio em alguma universidade canadense.

6) Banting Postdoctoral Fellowships : A bolsa é voltada para estudantes que tenham se graduado em Doutorado recentemente e que pretendem iniciar seu Pós-Doutorado no Canadá. DEADLINE: 03/11/2010.

7) Visiting Fellowships in Canadian Government Laboratories Program : A bolsa é voltada para estudantes que tenham recebido um diploma de Doutorado em ciências naturais ou engenharia nos últimos 5 anos (para mulheres que tiveram filhos, o período pode ser prorrogado para 6 anos). Estudantes atualmente cursando o Doutorado também podem se candidatar, mas deverão defender sua tese no máximo 6 meses após a data da inscrição. DEADLINE: não há prazos, as inscrições podem ser enviadas durante todo o ano.

8) Sauvé Scholars Program : A bolsa é voltada para estudantes que já completaram sua graduação (Mestres e Doutores também podem se candidatar), tenham entre 23 e 30 anos, sejam fluentes em Inglês e desejam passar nove meses no ambiente comunitário da McGill University. DEADLINE: 01/11/2010.