PREVENÇÃO E MANEJO DA LESÃO POR PRESSÃO: SEGURANÇA DO PACIENTE

SEGURANÇA DO PACIENTE NA PREVENÇÃO E MANEJO DA LESÃO POR PRESSÃO

Conheça as finalidades do recurso educacional e os autores.

O surgimento da internet e a utilização da tecnologia computacional, trouxeram muitas possibilidades de avanços para a prática, ensino e pesquisa na área da enfermagem.

Dentro da área de atuação do enfermeiro, uma das práticas mais prevalentes é a prevenção e tratamento da lesão por pressão (LP), anteriormente denominada úlcera por pressão. A LP, conhecida erroneamente como escara, é uma complicação grave e ainda frequente em pessoas acamadas ou com dificuldade de mobilidade, como paraplégicos, tetraplégicos, dentre outros, seja em domicílios ou instituições de saúde.

A literatura científica apresenta que a LP aumenta os custos dos serviços de saúde e da assistência domiciliar, pelo seu caráter crônico, pelas grandes demandas de tempo e recursos materiais e humanos para o cuidado, além da sobrecarga emocional dos pacientes e familiares envolvidos no problema. A literatura indica, também, que a educação dos profissionais, pacientes e cuidadores formais e informais é o ponto mais importante para a prevenção e detecção precoce do problema.

No ensino formal da enfermagem, a demanda pelo fornecimento de grande número de informações teórico-práticas, em curto espaço de tempo tem dificultado a aprendizagem pelo estudante. Essa demanda, futuramente, refletirá na qualidade da prática assistencial exigindo do enfermeiro frequentes cursos de atualização, nem sempre existentes ou de fácil acesso.

O projeto do RECURSO EDUCACIONAL SOBRE PREVENÇÃO E MANEJO DA LESÃO POR PRESSÃO, desenvolvido em 2018, embasado nas recomendações da guideline do NATIONAL PRESSURE ULCER ADVISORY PANEL (NPUAP); EUROPEAN PRESSURE ULCER ADVISORY PANEL (EPUAP); PAN PACIFIC PRESSURE INJURY ALIANCE (PPPIA) de 2014, complementado por revisão integrativa da literatura, compõe parte da tese de doutorado do Enfermeiro Rodrigo Magri Bernardes.

PROPÓSITO

O site apresenta informações sobre segurança do paciente, incidência e prevalência da LP, fatores de risco para a lesão, etiologia, classificação, métodos de prevenção, curativos e uso de superfícies de suporte. Desse modo, tem a finalidade de oferecer informações para estudantes e profissionais de saúde sobre a prevenção, avaliação e manejo da LP.

Sobre os autores

Rodrigo Magri Bernardes

Prof. Dr. Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto

Enfermeiro com graduação, mestrado e doutorado pela EERP-USP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança do Paciente da EERP-USP, do Capítulo Rho Upsilon da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International da EERP-USP, do Capítulo Institute for Healthcare Improvement Open School da EERP-USP. Atuação profissional em hospitais nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, urgência e emergência, cuidado intensivo e no gerenciamento de unidades. Docente na área de Fundamentos de Enfermagem. Professor do Centro Universitário Estácio – Ribeirão Preto.

Maria Helena Larcher Caliri

Profa. Dra. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Enfermeira com graduação pela Universidade Estadual de Londrina – PR. Mestrado e doutorado pela EERP-USP. Estomaterapeuta pela FAMERP. Membro do Capítulo Rho Upsilon da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International da EERP-USP e da Associação Brasileira de Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências (SOBEST). Atuação profissional em hospitais nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, cuidado intensivo e no gerenciamento hospitalar. Docente na área de Enfermagem Médico-cirúrgica e Fundamentos de Enfermagem. Professora Associado "Sênior" da EERP-USP. Pesquisadora do CNPq.

Chegamos ao fim da apresentação!

Continue navegando em busca de conhecimento.

O projeto RECURSO EDUCACIONAL SOBRE PREVENÇÃO E MANEJO DA LESÃO POR PRESSÃO, desenvolvido em 2018, compõe parte da tese de doutorado do Enfermeiro Rodrigo Magri Bernardes.
Revisão e publicação: fevereiro/2020.