Prevenção e tratamento

Saiba mais

Apresentação do site

A prevenção e tratamento das feridas crônicas exige conhecimento e experiência dos profissionais, paciente e familiares. O site apresenta informações atualizadas sobre a temática das feridas crônicas e foi desenvolvido por docentes e estudantes de graduação e pós-graduação inseridos no Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança do Paciente, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.

Feridas crônicas

Feridas crônicas são de difícil cicatrização o que causa sofrimento, diminuição da qualidade de vida e alto custo para os indivíduos e para os serviços. O conhecimento para a prevenção e manejo adequado é um direito da pessoa.

Recurso educacional

Encontre aqui materiais educativos sobre prevenção e tratamento de feridas crônicas destinados a profissionais da saúde e cuidadores.

Como pesquisar nas bases de dados

Aprenda aqui sobre o uso adequado das Bases Bibliográficas e de Portais para a localização de artigos científicos, diretrizes e guias para a prática baseada em evidências.

Destaques

Encontre aqui informações básicas sobre prevenção e tratamento de feridas crônicas.


Saiba mais

GUIA PARA PREVENÇÃO DA LESÃO POR PRESSÃO

Orientações para pacientes adultos e familiares identificar, prevenir e evitar o agravamento.


Saiba mais

PREVENÇÃO E MANEJO DA LESÃO POR PRESSÃO

Definição de termos, categorias e intervenções gerais para prevenção e tratamento da lesão.


Saiba mais

LESÃO POR PRESSÃO PARA CUIDADORES

Para pacientes que ficam acamados ou sentados por períodos prolongados.


Saiba mais

ESTUDOS DE CASO

Situações problemas que simulam um contexto da assistência de enfermagem a pacientes com feridas crônicas.


Saiba mais

BUSCA DE EVIDÊNCIA

Mecanismos de busca das Bases Bibliográficas para a prática baseada em evidências (artigos científicos, diretrizes e guias).


Saiba mais

GALERIA DE FOTOGRAFIAS

Ferramentas para auxiliar na aprendizagem da observação e avaliação das feridas e da sua evolução.

Sobre o grupo



O Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança do Paciente – GEPeSP, iniciado em 1998, congrega docentes, estudantes e enfermeiros no desenvolvimento de atividades voltadas a produção do conhecimento e a sua transferência para a prática com enfoque prioritário para questões relacionadas a sistemas de medicação e lesão por pressão.

  • 1996

    Inicio da história.

    A história se iniciou com o projeto de pesquisa da minha contratação como docente (Maria Helena Caliri) na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto na área de Fundamentos de Enfermagem. O projeto, financiado pela FAPESP, desenvolvido junto com alunos de Iniciação Cientifica, visou identificar a incidência e prevalência de lesão por pressão em pacientes hospitalizados e os fatores de risco associados, de forma que estratégias para a prevenção fossem desenvolvidas e implementadas.

  • 1997

    Núcleo de Estudo em Cuidados Fundamentais para Enfermagem Clínica.

    Criado em parceria com outros docentes da área de ensino, cadastrado no CNPq, posteriormente renomeado como “Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança do Paciente” (GEPeSP).

  • 1998

    Início da construção do site.

    Acreditando que uma página na internet com textos e imagens poderia contribuir para a disseminação de informações sobre o assunto e como recurso didático para o ensino e atualização de alunos e profissionais, iniciamos a construção de um site com o auxílio de estudantes de iniciação cientifica, bolsistas da FAPESP e CNPq.

  • 2000

    Necessidade de divulgação das evidências

    Os trabalhos dos primeiros orientandos na pós-graduação, de revisão integrativa da literatura reforçaram a necessidade da divulgação das evidências para a prevenção e tratamento da lesão por pressão e da importância deste site. A tese de livre-docência apresentou a internet como veículo para a divulgação do conhecimento, aliada às publicações e workshops.

  • 2000

    Parceria internacional

    Ínicio da parceria bastante profícua com a Dra. Barbara Pieper, docente e pesquisadora da “Wayne State University” de Detroit, e a troca de experiências permitiu a realização de trabalhos colaborativos e alavancar o ensino, a pesquisa e a extensão na área de feridas crônicas. Esta parceria e a colaboração de profissionais de serviços de saúde de Ribeirão Preto, favoreceu a construção de módulos educacionais sobre lesão por pressão e outras feridas crônicas comuns como úlcera venosa e úlceras neuropáticas em diabéticos, popularmente conhecidas como “pé diabético”.

  • 2005

    Parcerias

    Importante parceria, entre 1998-2005, com enfermeiros e outros profissionais a equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa “A experiência de pacientes com lesão de medula espinhal e seus familiares na prevenção e tratamento da úlcera por pressão”, financiado pelo CNPq, levou à criação no HC do “Grupo de Apoio ao lesado Medular” e desenvolvimento de cursos de capacitação para os profissionais em reabilitação do lesado medular. Posteriormente a parceria com membros da equipe levou ao desenvolvimento da proposta da criação de um Centro de Reabilitação para atendimento integrado de pessoas com lesão medular e indivíduos com outras deficiências.

  • 2018

    Relevantes participações

    Entre 2000 e 2018, a participação de membros do grupo em eventos científicos, aulas, cursos e oficinas contribuiram para a difusão das evidências e a capacitação de profissionais, cuidadores, pacientes e familiares na prevenção e tratamento de feridas crônicas.

  • 2019

    Atualização desta página.

    Os anos se passaram, muitas coisas mudaram inclusive a terminologia e a classificação da Lesão por Pressão...Novas evidências foram produzidas e a atualização do site se tornou necessária inclusive como forma de repositório sobre o tema. No período de 2000 – 2019, foram produzidas 15 dissertações de Mestrado e 10 teses de Doutorado sobre a orientação de M H Caliri, sobre o tema lesão por pressão, úlcera venosa e instrumentos para o mapeamento de riscos para a segurança do paciente hospitalizado. A produção pode ser acessada por meio do curriculo Lattes clicando aqui.

  • Faça parte
    da nossa
    história!

Os idealizadores

A proposta de reformular o site para favorecer a transferência do conhecimento, além dos muros da Universidade, só foi possível pela longa parceria entre os autores e pelos recursos financeiros do CNPq.

Maria Helena Larcher Caliri

Enfermeira.
Profa. Dra. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Soraia A. Nasbine Rabeh

Enfermeira.
Profa. Dra. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Rodrigo Magri Bernardes

Enfermeiro.
Prof. Dr. Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto

Camila Santana J. C. Sampaio

Informáta Biomédica
Doutoranda na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Este projeto está inserido no Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança do Paciente, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, e teve financiamento do CNPq.

CONTATO

Dúvidas e sugestões, fale conosco: feridascronicas.eerp@gmail.com