Busca de evidências para a prática clínica

Busca de evidências para a prática clínica

Pilares para uma prática segura!


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Os pilares para uma prática segura devem ser embasados em conhecimentos atualizados que demostrem a efetividade das ações realizadas para a prevenção e tratamento de problemas de saúde da população.

Instituições e profissionais de saúde que demonstram preocupações com práticas seguras, utilizam as melhores evidências operacionalizadas por meio das diretrizes ou “guidelines", protocolos e algorítmos, geralmente desenvolvidos por especialistas, baseados em revisões sistemáticas e painéis de consenso.

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Na publicação disponível no site do INCA são apresentadas orientações metodológicas para elaboração, adaptação e avaliação da qualidade de diretrizes clínicas que podem ser utilizadas como instrumento de apoio para a elaboração e implementação de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, sejam de abrangência nacional - do Ministério da Saúde - ou desenvolvidas por qualquer instância ou serviço de saúde.

Busca de evidências em publicações científicas tradicionais





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É o primeiro passo para identificar as publicações indexadas, disponíveis em diferentes bases de dados.As duas bases mais comuns usadas por profissionais e estudantes no Brasil são o Lilacs e o PubMed.

LILACS
Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde

É uma base de dados especializada em literatura relativa às ciências da saúde, publicada em 26 países da América Latina e Caribe, a partir de 1982.

Contém publicações nas categorias:

  1. Estudos clínicos de vários desenhos: Estudos clínicos controlados, Estudos caso-controle, Estudos de prevalência, Estudos de coorte, Relatos de caso.
  2. Sínteses, Revisões e Guias de Prática Clínica;Avaliações de tecnologias em saúde, Avaliações em saúde, Revisões sistemáticas.
  3. Relatórios técnicos, Publicações governamentais; Anais de congresso, Normas Técnicas
  4. Teses e Dissertações – Em saúde Pública, Enfermagem

Como fazer a busca por publicações no LILACS?

Um tutorial disponibilizado no site explica como fazer a identificação das publicações, utilizando o DeCs – Descritores em Ciências da Saúde

Acesse o tutorial AQUI!

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PUBMED

PubMed contém mais de 30 milhões de citações de literatura biomédica do MEDLINE (National Library of Medicine (NLM) nos Estados Unidos da América do Norte), revistas das ciências da vida e livros online. Inclui os campos da biomedicina e saúde, ciências comportamentais, química e bioengenharias.

Como Usar?

São disponibilizados vários tutoriais.

Acesse o tutorial AQUI!

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É o segundo primeiro passo para a busca de evidências. As publicações podem ser encontradas em Bibliotecas Virtuais ou em websites das Revistas ou das Editoras.

A Rede SciELO provê Acesso Aberto (AA) aos conteúdos de periódicos científicos.

Os periódicos são organizados em coleções nacionais e temáticas. O conteúdo dos periódicos compreende artigos de pesquisa, artigos de revisão, comunicações relacionadas à pesquisa, estudos de caso, editoriais e outros tipos de texto que são geralmente identificados como documentos dos quais a seleção e publicação são de inteira responsabilidade dos periódicos. Possui uma grande variedade de temas com artigos completos e livros disponíveis para download com acesso gratuito.

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Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)

Oferece acesso aos textos completos de artigos de revistas nacionais e estrangeiras, e às bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito para os usuários das instituições participantes.

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Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

Disponibiliza teses e dissertações defendidas na USP. Textos completos para download.

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Google Acadêmico

O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. É possível pesquisar várias áreas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas, teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas. Acesso pelo endereço

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Utilização das evidências na Prática clinica – Prevenção da Lesão por Pressão em hospitais

Experiências da América do Norte

No Canadá, a Associação de Enfermeiros de Ontário (RNAO) produziu um Programa educacional para avaliação e manejo da Lesão por Pressão (Assessment and Management of Pressure Ulcers - Education Program) para facilitar a implementação das diretrizes na prática. O material educativo pode ser acessado gratuitamente no website.

Outra publicação, também da RNAO é o “Toolkit: Implementation of Best Practice Guidelines, Second Edition" que pode ser adaptado para a realidade brasileira para facilitar o processo de implementação e utilização das recomendações das diretrizes para a PBE. Acesso no site

Nos Estados Unidos, a AHRQ divulgou uma publicação com a finalidade de oferecer uma ferramenta para auxiliar os profissionais na implementação de práticas efetivas baseadas em evidências para a prevenção da lesão por pressão em hospitais, por meio de abordagem interdisciplinar. O “Toolkit for Improving Quality of Care" foi desenvolvido por membros das equipes de programas de melhoria da Qualidade de seis centros médicos norte-americanos e por médicos, enfermeiros docentes e pesquisadores, com base no referencial da Segurança do Paciente.

A ferramenta (toolkit) foi construída a partir de uma visão sistêmica sobre o prevenção e com enfoque do cuidado interdisciplinar considerando que nenhum profissional trabalhando sozinho conseguirá prevenir a ocorrência de todas as lesões por pressão.

Baseia-se também na premissa que o desenvolvimento e a implementação do plano de cuidados efetivo dependem também, além da excelência do profissional, da cultura organizacional da instituição e de práticas operacionais que promovam o trabalho em equipe e a comunicação.

Embora o recurso tenha sido desenvolvido para o contexto norte-americano e para abarcar todo o processo de implementação de mudanças para obtenção de melhorias, algumas seções do texto podem ser mais relevantes para uma instituição do que para outra. Assim, cada hospital pode criar a sua própria abordagem para adaptar o toolkit para as suas necessidades.

Responsável pela revisão

Maria Helena Larcher Caliri

Profa. Dra. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Enfermeira com graduação pela Universidade Estadual de Londrina – PR. Mestrado e doutorado pela EERP-USP. Estomaterapeuta pela FAMERP. Membro do Capítulo Rho Upsilon da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International da EERP-USP e da Associação Brasileira de Estomaterapia: Estomias, Feridas e Incontinências (SOBEST). Atuação profissional em hospitais nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, cuidado intensivo e no gerenciamento hospitalar. Docente na área de Enfermagem Médico-cirúrgica e Fundamentos de Enfermagem. Professora Associado "Sênior" da EERP-USP. Pesquisadora do CNPq.



Revisão e publicação: fevereiro/2020.