INFORME-SE SOBRE ÚLCERA EM PÉ DIABÉTICO

RECURSO EDUCACIONAL ÚLCERA EM PÉ DIABÉTICO

Recomendações para a Prática

Conheça medidas para prevenção e tratamento da úlcera do pé diabético.


Prevenção e Tratamento de Úlceras do Pé Diabético

  1. Realizar um histórico e exame físico cuidadoso, a fim de determinar a saúde geral, controle do diabetes e complicações. Destacar as condições nutricionais, neurológicas, vasculares, da pele, unhas e exame músculo-esquelético.
  2. Educar o paciente, familiares e profissionais em relação aos riscos para as lesões dos pés associados ao diabetes e aos cuidados apropriados.
  3. Os calos presentes devem ser removidos por especialistas. A prevenção de novos calos deve ser feita com a redução da pressão nos pés e redistribuição do peso. Recomenda-se a limitação de caminhadas, o uso de muletas, andadores, sapatos e palmilhas especiais.
  4. Reconhecer que a perda da sensibilidade é o fator de risco mais importante para o desenvolvimento de úlceras nas plantas dos pés.
  5. Classificar as pessoas com diabetes em categorias de risco para o desenvolvimento de úlcera nos pés a fim de permitir a coordenação do tratamento e seguimento.
  6. Providenciar o alívio da carga de pressão nas pessoas com perda da sensibilidade plantar.
  7. Providenciar o cuidado pela equipe multiprofissional conforme a necessidade.
  8. Classificar as úlceras plantares.
  9. Providenciar um ambiente adequado para a cicatrização das feridas (desbridamento, controle de umidade e controle de infecção).
  10. Avaliar e tratar a infecção.
  11. Manter o controle metabólico e tratamento das comorbidades.

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020). Acesse aqui.

O projeto RECURSO EDUCACIONAL SOBRE ÚLCERA EM PÉ DIABÉTICO foi desenvolvido de forma colaborativa entre a Escola de Enfermagem da Wayne State University, Detroit, Michigan, USA e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.
Revisão e publicação: fevereiro/2020.