INFORME-SE SOBRE ÚLCERA EM PÉ DIABÉTICO

RECURSO EDUCACIONAL ÚLCERA EM PÉ DIABÉTICO

Epidemiologia

Conheça os números de indivíduos afetados e seus riscos relacionados à saúde.


O Brasil tem uma população estimada de 12,5 milhões de indivíduos diabéticos e está entre os quatro países com maior número de diabéticos no mundo. Uma pessoa com Diabetes Mellitus tem 25% de risco de apresentar úlcera no pé. Essa lesão é responsável por 20% das internações de indivíduos diabéticos.

A neuropatia é o fator de risco mais importante e prevalente para o desenvolvimento de úlceras nos pés de pessoas com diabetes. Está presente em 80% dos pacientes diabéticos que apresentam ulceração nos pés.

As neuropatias parecem estar relacionadas à duração do diabetes e ao nível de controle glicêmico.

A incidência cumulativa da úlcera nos pés em diabéticos é de 25%, e essas lesões precedem 85% das amputações. Somente 2/3 das úlceras cicatrizam e quase 28% resultam em alguma forma de amputação.

As condições de risco relacionadas aos pés que estão associadas a maior probabilidade de amputação são: neuropatia periférica com a perda da sensibilidade protetora, biomecânica alterada, hemorragia sob calos ou deformidades ósseas, doença vascular periférica, histórico de úlcera ou amputação e patologia grave envolvendo as unhas.


Responsive image

Dos pacientes diabéticos que sofreram amputação, de 50% a 60% terão a amputação do membro contralateral no período de 3 a 5 anos. Isso implica em altos custos de hospitalização, assim como em termos de afastamento do trabalho, curativos, efeitos sociais e emocionais e reabilitação.

No Brasil, são estimadas, em um modelo hipotético para uma população de 7,12 milhões de pessoas com DM tipo 2, 484.500 úlceras, 169.600 admissões hospitalares e 80.900 amputações, das quais para 21.700 o desfecho seria a morte.

Obtenha mais informações atualizadas acessando o material abaixo:

Cardoso HC, Zara ALSA, Rosa SSRF, et al. Risk Factors and Diagnosis of Diabetic Foot Ulceration in Users of the Brazilian Public Health System. J Diabetes Res. 2019;2019:5319892. Published 2019 Sep 9. Acesse aqui.

Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016) / Adolfo Milech...[et. al.]; organização José Egidio Paulo de Oliveira, Sérgio Vencio - São Paulo: A.C. Farmacêutica, 2016. Acesse aqui.

O projeto RECURSO EDUCACIONAL SOBRE ÚLCERA EM PÉ DIABÉTICO foi desenvolvido de forma colaborativa entre a Escola de Enfermagem da Wayne State University, Detroit, Michigan, USA e a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil.
Revisão e publicação: fevereiro/2020.