A EERP
em números

Departamentos »
Enfermagem Geral e Especializada

  • Informações gerais
    • Chefe
      Profa. Dra. Namie Okino Sawada
    • Chefe suplente
      Profa. Dra. Rosana Aparecida Spadoti Dantas
    • Secretária
      Eva Aparecida Adlero da Silva
    • Telefone
      16 3315-3398
    • E-mail
      ege@eerp.usp.br
O Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, instituído em 12 de março de 1970, desenvolve o ensino de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), direciona-se a promover o avanço da ciência, da educação, da prática de saúde e extensão de serviços à comunidade, nas áreas de enfermagem de sua abrangência. Contempla sete Áreas de Conhecimento: Fundamentos de Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermagem Cirúrgica, Administração Aplicada à Enfermagem, Educação em Saúde, Saúde do Trabalhador e Enfermagem Geriátrica e Gerontológica.

O Departamento tem como visão ser referência nacional e latino americana de excelência no ensino de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa nas Áreas de: Enfermagem Clínica e Atenção Interdisciplinar ao Adulto e Idoso na Saúde e Doença.
Tem como vocação formar enfermeiro generalista com competência técnico científica, política e ética para atuação interdisciplinar predominantemente nos níveis secundários e terciários de atenção à saúde ao adulto e ao idoso.

O Departamento é responsável por 58 disciplinas de graduação, sendo 31 no curso de Bacharelado em Enfermagem e 27 no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. No âmbito da Pós-Graduação Latu Senso oferece os cursos de Especialização em Oncologia, Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde e Formação Pedagógica em Educação Profissional em Enfermagem, Enfermagem do Trabalho e Saúde do Trabalhador.

Para o alcance de seus objetivos e metas conta com 43 docentes, de 08 Especialistas de Laboratório, 01 Enfermeira, e a equipe administrativa constituída 03 Secretárias e 02 Auxiliares de Administração. Estes recursos humanos coordenam e participam de diversos grupos de pesquisa e ministram predominantemente disciplinas nos programas de Pós-Graduação nos Programas Enfermagem Fundamental e Interunidades que contemplam as seguintes linhas de pesquisa: Educação em Saúde; Processos de cuidar do adulto com doenças agudas e crônico-degenerativas; Comunicação em Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Saúde do Idoso; Doenças infecciosas: problemática e estratégias de enfrentamento; Dinâmica da organização dos serviços de saúde e de enfermagem; Fundamentação teórica, metodológica e tecnológica do processo de cuidar em enfermagem; Ciência e tecnologia em Enfermagem, que produzem atualmente expressivo número de publicações em periódicos nacionais e internacionais, livros e material didático.

Conselho Departamental
Corpo Docente
Voltar ao topo

Desenvolvido por