60 anos da EERP »

60 anos!

Em 10 de agosto de 1953 a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) dava início às suas atividades, sob a liderança da Profª Drª Glete de Alcântara.

Nesses 60 anos, o mundo e o homem se depararam com vários desafios sócio-políticos, econômicos e culturais.  A saúde, gradualmente, passou a ganhar mais espaço na agenda dos governos e organizações sociais. Cientistas debruçam-se sobre o desenvolvimento e aplicação de altas tecnologias em prol da prevenção de doenças e recuperação da saúde. Paradoxalmente, às condições básicas para a saúde não são acessíveis a expressiva parcela da população global. A Enfermagem acompanha e intervém nesse cenário desafiador.

A EERP-USP vem formando profissionais aptos para responder as demandas da contemporaneidade. Por meio da pesquisa e da transferência de conhecimento esta Escola colabora para o avanço da Enfermagem e melhoria do cuidado à saúde.

É uma instituição que embora jovem, quando considerado o cenário internacional, alcançou a maturidade acadêmica e pelo elevado padrão de qualidade de suas ações conquistou e mantém o reconhecimento entre instituições de excelência no ensino, pesquisa e prestação de serviços no Brasil e no exterior. Politicamente, a EERP-USP tem sua atuação registrada do âmbito local ao nacional e também se faz presente nas principais organizações internacionais ligadas à saúde e enfermagem como, por exemplo, OMS, OPAS, ALADEFE,  etc.

Neste momento de celebração, a EERP-USP reverencia os diferentes atores – pessoas e instituições, de sua história e os convida a participar dos eventos comemorativos.

Silvana Martins Mishima
Vice-Diretora no exercício da Diretoria