A pós-graduação stricto sensu na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) teve início em 1975 e, atualmente, conta com Mestrados e Doutorados em Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem Fundamental e Enfermagem em Saúde Pública, além do Doutorado Interunidades em Enfermagem, em parceria com a Escola de Enfermagem da USP.
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental (PPGEF) foi criado em 1979, com curso de Mestrado Acadêmico e, em 1991 o Doutorado.
Historicamente, a missão do PPGEF é qualificar enfermeiros, outros profissionais de saúde e áreas afins, para a construção e consolidação de evidências científicas, que atendam às necessidades de saúde, ensino e gestão. O PPGEF tem cinco Linhas de Pesquisa a saber:
1. O cuidar de adultos e idosos;
2. Fundamentação teórica, metodológica e tecnológica do processo de cuidar;
3. Formação de profissionais e de professores na área da saúde;
4. Gestão e gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem e,
5. Saúde do trabalhador.
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica - nível mestrado e Doutorado - da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP vem desenvolvendo suas atividades desde 1975, quando deu início a seu mestrado.
Foi o terceiro curso de pós-graduação em Enfermagem, criado pela Profª Drª Maria Aparecida Minzoni com a colaboração de docentes das áreas de ciências humanas e biológicas desta Unidade. Além de ter sido o primeiro na especialidade, continua sendo o único no país.
No período de sua criação, o Programa de Pós-Graduação em nível mestrado atendeu mais as necessidades de formação do corpo docente das Escolas de Enfermagem do país, principalmente da EERP-USP, do que propriamente a área específica. Somente no final da década de 70 e início de 80, pode dedicar-se a questões da área de Enfermagem Psiquiátrica.
O Programa possui cinco linhas de pesquisa, a seguir:
1. Enfermagem Psiquiátrica: políticas, saberes e práticas;
2. Promoção de Saúde Mental;
3. Educação em Saúde e Formação de Recursos Humanos;
4. Estudos sobre a Conduta, a Ética e a Produção do Saber em Saúde;
5. Uso e Abuso de Álcool e Drogas.
O Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública iniciou em 1991 com o mestrado e expandiu-se para o doutorado em 1998. Desde sua origem, é multiprofissional e atende a uma demanda de enfermeiros e outros profissionais que atuam na área da saúde e afins. A formação de mestres e doutores evidencia a sua importância no contexto regional e nacional respondendo às necessidades sociais e promovendo mudanças dos sistemas de cuidados mediante pesquisas e intervenções.
O fio condutor do Programa é a Saúde Coletiva, campo interdisciplinar e multiprofissional que não se circunscreve a uma fundamentação teórica, mas ao conjunto das ciências naturais, sociais e formais. Na formação, o processo saúde-doença-cuidado é tomado a partir da determinação social, incluindo a subjetividade e a historicidade na constituição sujeitos sociais.
Possui sete linhas de pesquisa:
1. Assistência à criança e ao adolescente:
2. Assistência à saúde da mulher no ciclo vital:
3. Genômica e Imunobiologia aplicadas à Saúde Pública:
4. Práticas, saberes e políticas de saúde:
5. Processo saúde-doença e epidemiologia:
6. Saúde ambiental:
7. Educação, Tecnologia educacional, Formação em docência, Saúde e Enfermagem
O Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MP) é uma forma de estudos de pós-graduação stricto sensu adotado como estratégia de formação e qualificação dos recursos humanos, com vista a resolver os problemas da realidade brasileira, por meio da interação entre a universidade e o serviço.
O Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional de Tecnologia e Inovação em Enfermagem foi aprovado pela CAPES em 2012 com Conceito 4 e atividades começaram em 2013.
Seu público-alvo são os trabalhadores que são os enfermeiros inseridos no mercado de trabalho.
Possui três linhas de pesquisa:
1. Tecnologia e Inovação no Cuidado em Enfermagem;
2. Tecnologia e Inovação no Gerenciamento e Gestão em Saúde e Enfermagem;
3. Tecnologia e Inovação no Ensino em Enfermagem.