PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO
ENFERMAGEM FUNDAMENTAL

Enfermagem Fundamental »
Home

  • Informações gerais
    • Coordenadora
      Denise de Andrade
    • Suplente da Coordenação
      Elucir Gir
    • Secretária
      Edilaine Castania Amadio Domingues
    • Telefone
      16 3315 3463
    • E-mail
      aefund@eerp.usp.br

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental (PPGEF) foi criado em 1979, com curso de Mestrado Acadêmico e, em 1991 o Doutorado.

Historicamente, a missão do PPGEF é qualificar enfermeiros, outros profissionais de saúde e áreas afins, para a construção e consolidação de evidências científicas, que atendam as necessidades de saúde, ensino e gestão.

O PPGEF tem dois eixos temáticos: “Enfermagem Clínica” e “Atenção à saúde do adulto e idoso” e nove linhas de pesquisa que contemplam as seguintes áreas de conhecimento: Fundamentos de Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermagem Perioperatória, Comunicação em Enfermagem, Educação em Saúde, Saúde do Trabalhador, Saúde do Idoso e Gestão de Serviços de Saúde. Os docentes são líderes ou pesquisadores em 17 Grupos/Núcleos de Pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os 36 anos de atividades acadêmicas, progressivamente, conduziram-no para o reconhecimento do grau de excelência sustentado pela qualificação do corpo docente e pelo aumento das iniciativas de internacionalização. Assim, sua certificação de mérito ocorreu na avaliação do triênio 2004-2006, sendo o primeiro Programa na área da Enfermagem Nacional a obter a nota seis junto à Agência Nacional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e, em 2012, obteve a nota sete (pontuação máxima).

O Programa está consolidado e é referência para outras universidades do pais e do exterior. Os esforços para estabelecer e fortalecer as parcerias entre os pesquisadores, na promoção de conhecimentos científicos é valorizado e atende aos propósitos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP na qualidade de Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento de Pesquisa em Enfermagem.

 

 

Voltar ao topo

Mural de recados

Desenvolvido por