PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA

Home »
Enfermagem em Saúde Pública

  • Informações gerais
    • Coordenadora
      Profa. Dra. Ione Carvalho Pinto
    • Coordenadora Suplente
      Profa. Dra. Flávia Azevedo Gomes-Spnholz
    • Secretária
      Shirley Figueiredo
    • Telefone
      +55 16 3315 3478
    • E-mail
      pgmisp@eerp.usp.br
O Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública iniciou em 1991 com o mestrado e expandiu-se para o doutorado em 1998. Desde sua origem, é multiprofissional e atende a uma demanda de enfermeiros e outros profissionais que atuam na área da saúde e afins. A formação de mestres e doutores evidencia a sua importância no contexto regional e nacional respondendo às necessidades sociais e promovendo mudanças dos sistemas de cuidados mediante pesquisas e intervenções.

O fio condutor do Programa é a Saúde Coletiva, campo interdisciplinar e multiprofissional que não se circunscreve a uma fundamentação teórica, mas ao conjunto das ciências naturais, sociais e formais. Na formação, o processo saúde-doença-cuidado é tomado a partir da determinação social, incluindo a subjetividade e a historicidade na constituição sujeitos sociais. O cuidado é compreendido como atendimento às necessidades universais e específicas, fundamentado na ciência, tecnologia, ética e filosofia.

No quadriênio (2013-2017) o Programa consolidou uma etapa importante de sua maturidade acadêmica o receber nota 7 na avaliação da CAPES, fato que revela o reconhecimento de sua excelência no âmbito nacional e internacional. Esforços estão sendo implementados para aumentar as parcerias internacionais com aumento da captação de recursos e publicações no exterior. Voltar ao topo

Mural de recados

Desenvolvido por