A EERP
em números

Centro Colaborador »
Carta de Ribeirão Preto

Carta de Ribeirão Preto
 
Ribeirão Preto, Brasil, 28 de novembro de 2008: Simpósio Internacional: Globalização e Determinantes Sociais da Saúde: implicações para o desenvolvimento de recursos humanos e sistemas de saúde
 
Ribeirão Preto, Comprometimento para a Ação na Saúde Global
 
Nós, mais de 220 enfermeiros, parteiras, médicos e outros profissionais de 20 países de toda as 4 regiões da Organização Mundial da Saúde, trabalhando em cuidados de saúde, comunidades, universidades, governos, organizações não-governamentais e setor privado, como participantes no Simpósio Internacional – Globalização e Determinantes Sociais da Saúde: implicações para os Recursos Humanos e o Sistema de Saúde, 28 de Novembro de 2008, Ribeirão Preto, Brasil, unanimemente endossamos este Compromisso para a Ação de Ribeirão Preto.
Este ano, 2008, é o 30° aniversário da Declaração de Alma-Ata que lançou o movimento Atenção Primária à Saúde (APS), avançando assim na saúde de todas as pessoas.
Nós reconhecemos que o progresso para a obtenção da meta de saúde da Alma-Ata para todos ficou conturbado. Consideráveis avanços foram feitos, mas muitas lacunas e desigualdades ainda existem.
Nós aplaudimos e nos juntamos ao comprometimento das Nações Unidas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), reconhecendo que muitos desses objetivos dependem do sucesso da prestação de serviços por profissionais qualificados ao movimento de Atenção à Saúde Primária.
Dando conclusão a este Simpósio, nós nos comprometemos a:
Assegurar a prestação de cuidados à saúde primária em todos os ambientes de educação para a saúde e da prática de cuidados.
Garantir que os cuidados sejam prestados de acordo com os padrões de qualidade e segurança do sistema de saúde.
Desenvolver uma estrutura educacional que apoie as funções e regulamentos de prática avançada.
Preparar profissionais da saúde para trabalhar em equipes interdisciplinares, para assim dar o suporte à saúde primária.
Promover a informação e a produção de conhecimento que contribua para o desenvolvimento do sistema de saúde baseados no APS, por meios de ações articuladas de pesquisa, educação e serviços.
Em dois anos, os signatários avaliarão o progresso alcançado em relação aos objetivos estabelecidos neste compromisso.

Voltar ao topo

Desenvolvido por