A EERP
em números

Centro Colaborador »
Atividades

  • Informações gerais
    • Diretora
      Profa. Dra. Carla Aparecida Arena Ventura
    • Vice Diretora
      -
    • Apoio
      Juliana Gazzotti
    • Telefone
      55 16 3315 3393
    • E-mail
      coopintl@eerp.usp.br

De acordo com a OMS, um Centro Colaborador da OMS é uma instituição designada pelo Diretor-Geral para fazer parte de uma rede colaborativa internacional que desempenha atividades em apoio aos programas da Organização em todos os níveis. Além disso, supõe-se que um Centro também participe no fortalecimento dos recursos do seu país, abrangendo informações, serviços, pesquisa e capacitação, apoiando o desenvolvimento nacional na área da saúde.
 

Instituições que demonstrem a capacidade de realizar uma ou várias funções relevantes para a OMS, e também instituições cuja capacidade científica e técnica já tenha sido comprovada internacionalmente podem se qualificar para servir como Centro Colaborador da OMS.

 

Cada Centro Colaborador é designado por um período de quatro anos. Durante esse período, suas atividades são regidas por termos de referência e um plano de atividades, cujo progresso é avaliado anualmente. Ao final dos quatro anos é realizada uma avaliação mais detalhada e, se cabível, o Centro é redesignado para um novo mandato.

 

No seu sétimo mandato, as atividades do Centro Colaborador de Ribeirão Preto são direcionadas pelos seguintes Termos de Referência:

 

TR#1 - Colaborar com a OMS/OPAS no fortalecimento da pesquisa em enfermagem para o desenvolvimento de recursos humanos e da prática em enfermagem nas áreas prioritárias.

 

Veja algumas atividades sob o TR#1


Atividade 1.1 - Aumentar o número de atividades de pesquisa colaborativas sobre recursos humanos para a saúde e áreas prioritárias de saúde.

Atividade 1.2 - Oferecer um Curso Virtual em Metodologia de Pesquisa.

Atividade 1.3 - Identificar, em conjunto com a OPAS/OMS, experiências de Educação Interprofissional nos cursos de graduação em enfermagem.

 

TR#2 - Colaborar com a OMS/OPAS no fortalecimento e expansão da divulgação de informações e conhecimento com ênfase em enfermagem e saúde.

 


Veja algumas atividades sob o TR#2


Atividade 2.1 - Fortalecer revistas de Enfermagem da América Latina.

 

Atividade 2.2 - Organizar duas edições temáticas, uma da Revista Latino-Americana de Enfermagem sobre “Recursos Humanos em Enfermagem e Saúde”, e outra da Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas sobre “Recursos Humanos em Saúde Mental”.

 

Atividade 2.3 - Organizar um evento para discutir o papel dos enfermeiros na Atenção Primária à Saúde.

 

Atividade 2.4 - Produzir um compêndio de “estudos de casos” de exemplos brasileiros para ilustrar as melhores práticas em enfermagem para promover o acesso universal à saúde e cobertura universal de saúde.

 

TR#3 - Contribuir com a OMS/OPAS para fortalecer o desenvolvimento de docentes em enfermagem através da formação e atualização em pesquisa para melhorar a qualidade científica e o currículo de enfermagem.

 


Veja algumas atividades sob o TR#3


Atividade 3.1 - Implementar uma agenda regional de prioridades em pesquisa científica na região da América Latina e Caribe relativa à atenção primária à saúde, recursos humanos e saúde universal.

Atividade 3.2 - Organizar e atualizar o Diretório Pan-Americano de Escolas de Enfermagem.

Atividade 3.3 - Aumentar a capacitação em pesquisa por meio do desenvolvimento de recursos humanos e educação para profissionais de saúde na Guiana.

Desenvolvido por