Instituições que demonstrem a capacidade de realizar uma ou várias funções relevantes para a OMS, e também instituições cuja capacidade científica e técnica já tenha sido comprovada internacionalmente podem se qualificar para servir como Centro Colaborador da OMS.
Cada Centro Colaborador é designado por um período de quatro anos. Durante esse período, suas atividades são regidas por termos de referência e um plano de atividades, cujo progresso é avaliado anualmente. Ao final dos quatro anos é realizada uma avaliação mais detalhada e, se cabível, o Centro é redesignado para um novo mandato.
No seu oitavo mandato, as atividades do Centro Colaborador de Ribeirão Preto são direcionadas pelos seguintes Termos de Referência:
TR#1 - TOR 1 O Centro Colaborador colaborará com a OPAS/OMS no fortalecimento da pesquisa em enfermagem para o desenvolvimento de recursos humanos e da prática de enfermagem nas áreas prioritárias.
Veja algumas atividades sob o TR#1
Atividade 1.1 - Apoiar as atividades de pesquisa da OPAS/OMS relacionadas a 1) Prática Avançada de Enfermagem 2) Disponibilidade e Acessibilidade dos Profissionais de Enfermagem no Brasil e 3) Saúde Digital em Enfermagem.
Atividade 1.2 - Desenvolver e avaliar um treinamento virtual em metodologia de pesquisa.
TR#2 - O Centro Colaborador colaborará com a OPAS/OMS no fortalecimento e expansão da divulgação de informações e conhecimento sobre saúde, com ênfase em enfermagem e saúde.
Veja algumas atividades sob o TR#2
Atividade 2.1 - Colaborar com a OPAS/OMS para o fortalecimento das políticas editoriais das revistas latino-americanas de enfermagem.
Atividade 2.2 - Co-desenvolver artigos científicos sobre saúde digital, saúde do adolescente, e profissionais de saúde e saúde mental, para publicação em revistas selecionadas.
TR#3 - O Centro Colaborador colaborará com a OPAS/OMS para a capacitação de enfermeiros por meio de treinamento em pesquisa.
Veja algumas atividades sob o TR#3
Atividade 3.1 - Identificar um conjunto de ações que possam facilitar a implementação efetiva da Prática Avançada de Enfermagem (APN) na Atenção Primária à Saúde no Brasil, para consideração da OPAS/OMS.
Atividade 3.2 - Desenvolver um estudo para fortalecer os programas de doutorado em enfermagem na América Latina e no Caribe.