INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS
USA - FRANÇA
A REDE-TB é um dos 17 Institutos do Milênio, no qual a atividade de pesquisa norteia todas as ações de formação de recursos humanos, mantendo intercâmbio com a International Union Against Tuberculosis and Lung Disease - IUATLD e Union Internacional Contra la Tuberculosis y Enfermedades Respiratorias - UICTER.
Docentes envolvidos: Tereza Cristina Scatena Villa, Aline Ap. Monroe, Pedro Fredemir Palha, Ricardo Alexandre Arcêncio.
Johns Hopkins University (JHU) - School of Hygiene and Public Health/Baltimore: Projeto ICOHRTA 2005-2010 – Innovative Approaches for Training in Clinical Operational and Health System Research for TB Control In Brazil" visando desenvolver um centro de treinamento em Tuberculose e AIDS que sirva de campo de treinamento e pesquisa para toda a REDE-TB nas áreas de pesquisa clínica, operacional e de serviços de saúde, e ainda, construir um curso de capacitação em pesquisa qualitativa em Tuberculose para profissionais de saúde, membros de ONGs e da comunidade.
Docente envolvida: Tereza Cristina Scatena Villa
University of Alabama - Department of Anthropology. Parceria entre EERP, FMRP e UNIP/RP que juntamente com um antropólogo americano, Willian Dressler tem desenvolvido vários projetos ao longo de 20 anos, financiados pelo National Institute of Health (NIH-USA). A investigação busca conhecer a prevalência de risco de doenças cardiovasculares de acordo com variáveis sociais, psicológicas, culturais e alimentares que possam explicar possíveis efeitos sobre a pressão arterial, utilizando o conceito de consonância cultural.
Docente envolvido: Rosane Pilot Pessa Ribeiro
University of Alabama at Birmingham (UAB) – School of Nursing. Visa desenvolver projetos de pesquisa cujo foco é a formação de liderança em enfermagem.
Docentes envolvidos: Débora Falleiros de Mello e Ione Carvalho Pinto.
ALEMANHA
Universitätsklinikum Hamburg-Eppndorf - Institut for Medical Psycology. Intercâmbio iniciado em 2004, para desenvolvimento de pesquisa transcultural sobre adaptação cultural e validação do instrumento DISABKIDS para avaliação da qualidade de vida de crianças e adolescentes com condições crônicas e inicio do desenvolvimento de um módulo especifico para avaliação da qualidade de vida em escolares com deficiência auditiva, envolvendo o Brasil, Alemanha e México.
Docente envolvida: Profa. Dra. Claudia Benedita dos Santos
CANADÁ
University of British Columbia, University of Victoria, Vancouver-BC, Canadá. Intercâmbio que visa trocar experiências sobre investigações nas temáticas da dor em crianças e do cuidado desenvolvimental; aprofundar discussões teórico-metodológicas em pesquisa nestas temáticas; discutir a formação de recursos humanos para a pesquisa, ensino e assistência na área de Enfermagem Neonatal e Pediátrica; propor o desenvolvimento de projetos colaborativos sobre o manejo da dor do recém-nascido e da criança.
Docentes envolvidos: Carmen G. Silvan Scochi, Regina Ap. Garcia de Lima, Lucila Castanheira do Nascimento, Débora Falleiros de Mello, Adriana Moraes Leite e Luciana Mara Monti de Fonseca.
University of Alberta – Faculty of Nursing. Convênio firmado pela EERP/USP, incluindo atividades de pesquisa nos seus respectivos países. As duas Escolas de Enfermagem são Centros Colaboradores da OMS/OPAS e colaboram no arcabouço da Rede Pan-americana de Centros Colaboradores de Enfermagem e Obstetrícia. Este convênio de colaboração internacional vem fortalecendo a parceira entre as duas instituições por meio do desenvolvimento de vínculos entre docentes com enfoque em pesquisas colaborativas, da capacitação em pesquisa de docentes nos níveis de doutorado e pós-doutorado, da realização de publicações conjuntas em periódicos nacionais e internacionais e do intercâmbio dos seus alunos. A colaboração vem fortalecendo e construindo capacidades nos três departamentos na EERP e nas cinco áreas de excelência em pesquisa na Universidade de Alberta.
Docentes envolvidos: Lucila Castanheira do Nascimento, Pedro Fredemir Palha, Adriana Moraes Leite, Flávia A. Gomes, Fabiana Villela Mamede, Regina Aparecida Garcia de Lima, Maria Cândida de Carvalho Furtado
ESPANHA
Universidad Autônoma de Madrid – Espanha. Intercâmbio que tem como objetivo aprofundar conhecimentos na política de Atenção Primária à Saúde e nos Sistemas de Informação em Saúde que instrumentalizam os modelos técnico-assistenciais em saúde e o desenvolvimento de projeto cooperativo nessas temáticas.
Docente envolvido: Ione Carvalho Pinto
Universidad Rovira i Virgili, Réus - Espanha: Intercâmbio com o Laboratorio de Salud Medio Ambiental y Toxicología da Facultad de Medicina de la Universidad Rovira i Virgili que visa treinamento em técnicas de análise de metais pesados por Espectroscopia com Plasma Induzido - Espectroscopia de Massas (ICP-MSS). Estão sendo desenvolvidos projetos colaborativos entre as duas instituições, com financiamento da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo.
Docentes envolvidos: Susana Inés Segura Muñoz, Angela Maria Magosso Takayanagui
PORTUGAL
Universidade de Aveiro, Portugal e a EERP/USP mantém relações de colaboração, como no desenvolvimento do Curso de Formação Especializada em Enfermagem e Criação do Mestrado em Enfermagem na Secção Autônoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro, por meio de assessoria nas atividades de ensino, pesquisa, aos projetos de pós-graduação em Enfermagem e titulação acadêmica do corpo docente. Os contatos têm sido mantidos para o desenvolvimento de pesquisas.
Docentes envolvidos: Débora Falleiros de Mello, Carmen G. S. Scochi, Regina Ap. Garcia de Lima
Universidade do Minho / Instituto de Estudos da Criança – Braga, Portugal. Intercâmbio que possibilitou a inserção de docente do Programa no grupo de pesquisa português, desenvolvendo estudos sobre adolescência, violência escolar e sociologia da infância. Docente envolvido: Marta Angélica Iossi Silva
INTERCÂMBIO COM ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICO-PROFISSIONAIS
Sigma Theta Tau - é uma Sociedade Honorífica, que tem como objetivos reconhecer e fomentar avanços na enfermagem e encorajar o desenvolvimento de lideranças. Na EERP-USP, o Capítulo Rho Upsilon se formou em 2002 e se mantém até a presente data.
OMS/OPS – enquanto Centro Colaborador da OMS, a EERP tem assumido o compromisso de desenvolver as estratégias relacionadas à Iniciativa para o Alcance da Maternidade Segura na América Latina e Caribe. Como parceiro desta Iniciativa, dois docentes do Programa da área da Saúde da Mulher participam da Global Alliance for Nursing and Midwifery – GANM/OPS para o desenvolvimento de lideranças em obstetrícia, nas forças tarefas para o Alcance da Maternidade Segura, assumindo a posição de líder/facilitador da Comunidade MPS Practice Community/Nursing and Midwifery for Making Pregnancy Safer, especialmente em países de língua portuguesa e espanhola.
IBFAN – International Baby Food Action Network: é uma rede internacional formada por mais de 160 grupos de ativistas, espalhados por cerca de 90 países no mundo em desenvolvimento e industrializado. Atua na melhoria da saúde e nutrição das crianças por meio da promoção da amamentação e da eliminação das estratégias não éticas de mercado, tanto de alimentos infantis, como de mamadeiras, bicos e chupetas, monitorização da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Criança de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
ENFERMAGEM EM SAÚDE PÚBLICA
Parcerias »
Internacionais
-
Informações gerais
-
-
- Telefone
+55 16 3315 3478 - E-mail
pgmisp@eerp.usp.br
- Telefone
© 2024 - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Todos os direitos reservados