Enfermagem tem quatro projetos aprovados no ”Aprender com a Comunidade”

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP teve quatro projetos, entre os 104 aprovados,  na primeira edição do programa Aprender na  Comunidade da Pró-Reitoria de Graduação.

O programa tem como objetivo auxiliar as atividades promovidas pelos estudantes para uma maior interação com a comunidade externa. Os projetos foram divididos em três categorias: específicos, integrados e consolidados. Os selecionados recebem para cobrir as despesas das atividades, bolsas para os graduandos e a promoção das ações ligadas ao projeto. Veja reportagem completa sobre o Programa aqui.

Projetos aprovados

Aprendendo conjuntamente sobre o trabalho interprofissional e o cuidar conjunto através da hanseníase é coordenado pela professora Cinira Magali Fortuna da EERP, e também uma parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

De acordo com a professora as atividades a serem desenvolvidas englobam a vivência de busca ativa  na comunidade de casos suspeitos de hanseníase e também a atualização de trabalhadores de saúde, formação de graduandos e pós-graduando assim como reflexão sobre a práticas docentes. “A conquista deste edital é muito importante, pois promove a possibilidade de unir ensino, pesquisa e extensão” conta Cinira. Além de ser uma aposta na construção da cidadania, de democratização das relações profissionais e da inclusão da diferença.

Outro projeto aprovado é o Compartilhando informações sobre engasgos em bebês e contribuindo para salvar vidas: ações educativas em unidades de saúde de  Ribeirão Preto/SP, coordenado pela professora Fernanda dos Santos Nogueira Goes da EERP.  O trabalho visa a distribuição de 5 mil cartilhas informativas a respeito dos cuidados em um situação de engasgo.

De acordo com Fernanda, o projeto auxilia na formação de profissionais de enfermagem que poderão promover ações voltadas para esta temática, tendo em vista que para crianças menores de 1 ano não existem ações sistemáticas desenvolvidas pelos programas de saúde brasileiros.

O projeto Formação de professores da área da saúde/enfermagem: compromisso com a formação técnica de nível médio no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), coordenado pela professora Adriana Kátia Corrêa da EERP, visa a realização de ações de formação continuada/permanente de professores atuantes na educação profissional técnica de nível médio.

Para Adriana a aprovação do projeto representa mais uma oportunidade para dar continuidade ao trabalho de formação de professores das escolas técnicas da área da saúde. “O que implica também na valorização da formação dos trabalhadores técnicos de nível médio da área da saúde e enfermagem, reafirmando nosso compromisso em defesa do SUS.”

Viva melhor sabendo: Prevenção e Diagnóstico oportuno de Infecções Sexualmente Transmissíveis em Ribeirão Preto-SP, coordenado pela professora Renata Karina Reis da EERP.  A professora conta que esforços globais para fortalecer os programas de prevenção e tratamento do HIV são necessários e um dos principais desafios refere-se ao diagnóstico oportuno e tratamento adequado do HIV e das outras IST.

O número de infectados pelo HIV tem diminuído entre a população adulta, entretanto, em algumas outras tem aumentado. Desse modo um dos objetivos do projeto é ampliar o acesso da população ao conhecimento do seu status sorológico às IST/HIV e aos insumos de prevenção, com enfoque na prevenção combinada. Além de elaborar ações de abordagem e intervenção sobre o tema IST/HIV/Aids em populações vulneráveis. De acordo com a professora, as atividades de prevenção serão realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. “Espera-se realizar a testagem contra diversas IST (Sífilis, HIV, hepatites B e C) de 500 a 800 pessoas ao longo do projeto”, conta Renata.

Por Joice Soares