A EERP
em números

Leia as últimas Notícias

Segurança e qualidade em serviços de saúde em discussão na EERP

No dia 28 de maio, a partir das 8 horas, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP recebe o IHI Open School Day: Lançamento do Capítulo Institute for Healthcare Improvement (IHI) Open School (IHI) da EERP. 

O IHI Instituto para melhoria do cuidado em saúde, fundado oficialmente em 1991, com sede em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos, foi criado com a finalidade de reunir estudantes da área da saúde de todo o mundo, com interesse em aprender sobre as questões ligadas à segurança do paciente e melhoria do cuidado. Ao todo existem 815 capítulos distribuídos em 85 países, destes 16 são no Brasil, sete no estado de São Paulo.

No evento de lançamento do capítulo em Ribeirão Preto serão apresentadas as experiências de outros Capítulos do IHI no Brasil e na América Latina e haverá discussão sobre a importância da Segurança do Paciente e Qualidade da Assistência em Serviços de Saúde. Segundo a professora Fernanda Gimenes, da EERP uma das organizadoras do evento, a segurança do paciente é tema do Terceiro Desafio Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), lançado em março de 2017, que pretende reduzir em 50%, nos próximos cinco anos, os danos graves e evitáveis associados a medicamentos em todos os países.

Ainda, segundo a professora, “a principal finalidade é compartilhar informações relacionadas à qualidade da assistência e segurança do paciente”. No âmbito da enfermagem, diz Fernanda, o objetivo é preparar os profissionais para gerenciar os riscos e melhorar o cuidado em saúde. “Esses profissionais representam cerca de 60% dos especialistas na área da saúde, o lançamento deste Capítulo contribuirá para muni-los de informações e, ainda, o Capítulo tem a expectativa de levar esse conhecimento também para a população em geral.

A partir do lançamento será disponibilizada no site do Capítulo e em mídias sociais a sua agenda de eventos, reuniões e ações educativas. O evento é aberto para todos os estudantes da área da saúde com interesse em segurança do paciente e melhorias do cuidado em saúde. As inscrições custam R$ 10,00 para graduandos e R$ 20,00 para pós-graduandos e profissionais da área de saúde e poderão ser realizadas em breve pelo site,

Mais informações no site, ou pelo email: ihiopenschool.eerp@gmail.com
 
Por: Joice Soares
Compartilhar VOLTAR

Comunidade EERP

Tenha acesso às informações de contato de todos nossos colaboradores:

Docentes Funcionários

Concursos

Confira os últimos editais publicados:

Universitário por um dia

Escola de Ensino Médio inscreva-se clicando aqui.

Desenvolvido por