Setembro Verde

Estamos no Setembro Verde, mês dedicado à campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, tendo como respaldo a Lei nº 15.463 que institui esta festividade. É marcado por esta cor por ser o símbolo da doação em todo o mundo, motivo pelo qual o site da EERP-USP mudou suas tonalidades esta semana.

Existem mais de 33.000 pessoas aguardando por um transplante e os índices de doação de órgãos no Brasil estão bem abaixo do esperado. Neste ano tivemos 1284 doadores de órgãos efetivados de acordo com a Associação Brasileira de Transplantes e a realização de apenas 3823 transplantes em todo Brasil. Cerca de 20 a 30% dos pacientes morrem antes mesmo de terem a oportunidade do Transplante. Apesar de ser expressivo o número de notificações de potenciais doadores, mais de 70 % são não doadores, sendo que a recusa familiar chega a 44% dos casos.

A conscientização das pessoas é chave para ajudar a aumentar os números da doação. A campanha é para as pessoas pensarem sobre isso e informarem suas famílias sobre ser ou não doador de órgãos, pois isso tem um grande impacto no processo de doação, quando há um diagnóstico de morte encefálica.

Diante deste cenário, a Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos (LiTOT) realizará entre os dias 24 e 30 de setembro diversas atividades para celebrar esta data, confira nossa programação e participe conosco!