Hanseníase desde os leprosários é tema de simpósio

No dia 2 de outubro, das 12h30 às 17h30, a Liga de Hanseníase, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, promove seu segundo simpósio, com o tema “Dos portões dos leprosários, a abordagem humanizada”.

O evento, que é aberto ao público, vai contar com a presença do Morhan, uma entidade fundada em 1981, sem fins lucrativos, e que realiza ações voltadas para a eliminação da hanseníase e preservação dos direitos humanos de pessoas atingidas pela doença e seus familiares.

Vão ter relatos de pessoas atendidas pelo Morhan, que sofreram de hanseníase e viveram em leprosário, destacando a diferença do tratamento de anos atrás com o que é oferecido atualmente. O evento também abordará o contexto histórico da hanseníase, questões sociais e a evolução da doença no decorrer dos anos, tema que será conduzido por Eliana Maria Fernandes Aguiar Tonetto, coordenadora do núcleo do Morhan de Ribeirão Preto. O Morhan também vai apresentar uma oficina de bordado, uma de suas várias atividades.

O simpósio ainda terá como palestrante a enfermeira Karen da Silva Santos, chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica de Sertãozinho – SP.

As inscrições custam R$10,00 e podem ser feitas enviando e-mail para liga.hanseníase.usp@gmail.com, e o pagamento deve ser feito com os membros da Liga ou por meio de depósito bancário (Banco Santander – Conta 01.029255-7 – Agência 3769 – Patrícia Evangelista – CPF 436.570.428-14). O comprovante deverá ser enviado no e-mail da Liga.

Será no Auditório II da EERP, que fica na Avenida Bandeirantes, 3900, Campus USP Ribeirão.

Mais informações: liga.hanseníase.usp@gmail.com ou pela página do evento no facebook.

Por: Stella Arengheri.