Importância das precauções-padrão contra contaminação

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP acaba de lançar um vídeo sobre os riscos e danos de acidentes com material biológico contaminado. O alvo são os profissionais de saúde, mais expostos a esses incidentes. Além de servir de alerta, o filme estimula a adesão às medidas que devem ser tomadas para evitar esses acidentes.

Intitulado Segurança no Trabalho em Serviços de Saúde: adesão às precauções o vídeo se baseia em situações reais de trabalho e conta com informações da literatura científica da área e do Modelo Revisado de Promoção da Saúde de Nola Pender.

O vídeo ensina como o profissional deve se proteger da contaminação por material biológico – sangue, secreção, saliva, vômito, urina, fezes ou suor com possível presença de microorganismos. A exposição a esses materiais oferece risco de contrair doenças graves como Hepatite B e C, HIV/Aids e tuberculose.

Adesão às precauções-padrão

O filme, que pode ser acessado gratuitamente pela internet, é resultado de estudos da enfermeira Janete Porto realizados com enfermeiros e técnicos de enfermagem. Como resultados, Janete observou que, de forma geral, esses profissionais têm “bom conhecimento” e “boa adesão” das Precauções-Padrão (PP). No entanto, a pesquisadora alerta essa população quanto à importância de aderir totalmente às PP.

O vídeo tem o objetivo de informar e fazer chegar essa informação à maior parte dos profissionais de saúde, além da facilidade do acesso, conforme explica Janete: “O vídeo estruturado com base na realidade e nas evidências científicas, validado com consenso superior a 90% se mostra uma ferramenta para ser utilizada para estimular a adesão às PP e ser inserida em programas de educação permanente de promoção da saúde no trabalho”.

A tese Construção e validação de vídeo educativo para adesão às precauções-padrão por trabalhadores de enfermagem expostos a material biológico foi defendida em setembro deste ano pela enfermeira Janete Porto com orientação da professora Maria Helena Marziale, da EERP.

Mais informações: marziale@eerp.usp.br

Por: Stella Arengheri.