Setembro Amarelo

Durante todo o mês de setembro, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP estará voltada ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio, que tem como lema: “Falar é a melhor solução”. A EERP vai realizar, então, eventos gratuitos e abertos ao público, com o intuito de discutir sobre o assunto e difundir conhecimento acerca de formas de prevenção.

Abrindo o setembro amarelo, tem a palestra “Prevenção do suicídio no ambiente escolar”, que será conduzida pela professora da EERP Kelly Graziani Giacchero Vedana e pela doutoranda Camila Corrêa Matias Pereira, dia 5 de setembro, no Auditório I.

No dia 13 de setembro, o tema é “Possibilidades da arte de ouvir”. Quem fala sobre o assunto são os membros do Centro de Valorização da Vida (CVV), Célia Regina Folgosi e Walmir de Ávila Corrêa.

Já a palestra do dia 26, vai tratar sobre “Prevenção do suicídio e redes sociais virtuais”. Será no Auditório I e as palestrantes são a professora Kelly e a doutoranda Camila.

Encerrando os eventos do setembro amarelo, tem a oficina “Prevenção do suicídio e valorização da vida”, também conduzida pela professora Kelly e pela Camila. Será no dia 28, na Sala I.

Para se inscrever nas palestras e oficina, é só clicar no título de cada evento, aqui no texto. As atividades acontecem sempre das 12h45 às 13h45 e serão na EERP, que fica na Avenida Bandeirantes, 3900, Campus USP Ribeirão.

O que é o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2014 para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além das formas de prevenção.  Acontece em locais tanto públicos quanto particulares, com várias ações e atividades voltadas ao assunto. Foi iniciado no Brasil a partir de iniciativa do CVV e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Em âmbito mundial, quem divulga o Setembro Amarelo é a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP).

Mais informações: 16 3315-3390 ou pelo e-mail pgepch@eerp.usp.br

Por: Stella Arengheri.