Programas de
Pós-Graduação

PAE »
Apresentação

  • Informações gerais
    • Presidente
      Prof Dr Pedro Fredemir Palha
    • Presidente Suplente
      Profª Drª Cristina Maria Galvão
    • Contato
      Serviço de Pós-Graduação
    • Telefone
      16 3315 3394
    • Telefone
      16 3315 3468
    • E-mail
      spg@eerp.usp.br
O PAE/USP foi instituído pela Portaria GR 3347, de 09 de fevereiro de 1995, e regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005 e Diretrizes do Programa, de 24 de maio de 2005.

Na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto o PAE/USP está normatizado por regimento, aprovado pela Comissão de Pós-Graduação em 26 de abril de 2007.

O Programa destina-se a aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação e consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.

A Etapa de Preparação Pedagógica assume diferentes características de acordo com a forma como a Unidade de Ensino a estrutura, podendo ser encontrada em três modalidades:

a) uma disciplina de Pós-Graduação oferecendo créditos, cujo conteúdo estará voltado para as questões da Universidade e do Ensino Superior;
b) conjunto de conferências, com especialistas da área de Educação, condensadas num tempo menor, tendo como tema as questões do Ensino Superior;
c) núcleo de atividades, envolvendo preparo de material didático, discussões de currículo, de ementas de disciplinas e planejamento de cursos, coordenadas por professores.

    Na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, a Etapa de Preparação Pedagógica acontece por meio das disciplinas:

ERE5529 - Docência Universitária em Saúde: Formação da Identidade Profissional

ERP 5748 – Pedagogia em Enfermagem

ERP 5763 – Paradigmas Pedagógicos da Prática Docente em Saúde

ERG 5834 – Metodologia de Ensino

ERG 5851 – Educação de Saúde Segundo a Pedagogia da Problematização

ERM5780 – Docência no Ensino da Saúde: Saberes e Práticas

ERG5908 – Docência Universitária: Concepções, Profissionalização e Fundamentos Didáticos

ERE5532 - Planejamento do Processo Ensino-Aprendizagem no Contexto Universitário
Voltar ao topo

Desenvolvido por