Programas de
Pós-Graduação

Inserção Internacional »
Parcerias

  • Informações gerais
    • Presidente
      Prof Dr Pedro Fredemir Palha
    • Presidente Suplente
      Profª Drª Cristina Maria Galvão
    • Contato
      Serviço de Pós-Graduação
    • Telefone
      16 3315 3394
    • Telefone
      16 3315 3468
    • E-mail
      spg@eerp.usp.br
INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

USA + FRANÇA

A REDE-TB é um dos 17 Institutos do Milênio, no qual a atividade de pesquisa norteia todas as ações de formação de recursos humanos, mantendo intercâmbio com a International Union Against Tuberculosis and Lung Disease - IUATLD e Union Internacional Contra la Tuberculosis y Enfermedades Respiratorias - UICTER.


USA

Johns Hopkins University (JHU) - School of Hygiene and Public Health/Baltimore. Parceria para desenvolvimento do projeto "Cardiovascular Events and Cognitive Changes - The Atherosclerosis Risk in Communities (ARIC) Study", e outros subprojetos que se encontram em andamento.
Johns Hopkins University (JHU) - School of Hygiene and Public Health/Baltimore: Projeto ICOHRTA 2005-2010 – Innovative Approaches for Training in Clinical Operational and Health System Research for TB Control In Brazil" visando desenvolver um centro de treinamento em Tuberculose e AIDS que sirva de campo de treinamento e pesquisa para toda a REDE-TB nas áreas de pesquisa clínica, operacional e de serviços de saúde, e ainda, construir um curso de capacitação em pesquisa qualitativa em Tuberculose para profissionais de saúde, membros de ONGs e da comunidade.
University of Alabama - Department of Anthropology. Parceria entre EERP, FMRP e UNIP/RP que juntamente com um antropólogo americano, Willian Dressler tem desenvolvido vários projetos ao longo de 20 anos, financiados pelo National Institute of Health (NIH-USA). A investigação busca conhecer a prevalência de risco de doenças cardiovasculares de acordo com variáveis sociais, psicológicas, culturais e alimentares que possam explicar possíveis efeitos sobre a pressão arterial, utilizando o conceito de consonância cultural.
University of Alabama at Birmingham (UAB) – School of Nursing. Visa desenvolver projetos de pesquisa cujo foco é a formação de liderança em enfermagem.
University of Washington. Parceria com a Profa. Dra. Márcia Ciol, a qual tem participação periódica em disciplina de pós-graduação e a condução de pesquisas colaborativas.
University of California at San Francisco. Parceria com a Profa. Dra. Oi-Saeng Hong, a qual tem proporcionado o desenvolvimento de pesquisas colaborativas e a participação em disciplina de pós-graduação.
New York University, Department of Psychiatric. Parceria com professores Helen Dermatis, Marc Galanter, em pesquisa no projeto intitulado Espiritualidade e Uso de Álcool e /ou de Drogas. Essa parceria iniciou-se em 2006 no Congresso ISAM (ISAM Meeting - The International Society of Addicition Medicine. World Psychiatric Association) em Porto – Portugal, e 2010 em Milão na Itália.

Organización de los Estados Americanos (OEA) – Comisión Interamericana para el Control del Abuso de Drogas (CICAD) e Secretaria Nacional Antidrogas da Oficina de Seguridade Institucional do Governo do Brasil (SENAD). É um intercâmbio institucional com a EERP/USP destinado à capacitação sobre o uso de metodologias de investigação aplicada a estudo multicêntrico sobre o fenômeno das drogas na América Latina.


CANADÁ

University of British Columbia, Vancouver-BC, Canadá. Intercâmbio que visa a mobilidade de docentes e pós-graduandos com troca experiências sobre investigações nas temáticas da dor em crianças e do cuidado desenvolvimental; aprofundar discussões teórico-metodológicas em pesquisa nestas temáticas; discutir a formação de recursos humanos para a pesquisa, ensino e assistência na área de Enfermagem Neonatal e Pediátrica e desenvolver projetos colaborativos sobre o manejo da dor do recém-nascido e da criança. A parceria tem resultado na produção de artigos em conjunto.
University of Alberta – Faculty of Nursing. Convênio firmado pela EERP/USP, incluindo atividades de pesquisa nos seus respectivos países. As duas Escolas de Enfermagem são Centros Colaboradores da OMS/OPAS e colaboram no arcabouço da Rede Pan-americana de Centros Colaboradores de Enfermagem e Obstetrícia. Este convênio de colaboração internacional vem fortalecendo a parceira entre as duas instituições por meio do desenvolvimento de vínculos entre docentes com enfoque em pesquisas colaborativas, da capacitação em pesquisa de docentes nos níveis de doutorado e pós-doutorado, da realização de publicações conjuntas em periódicos nacionais e internacionais e do intercâmbio dos seus alunos. A colaboração vem fortalecendo e construindo capacidades nos três departamentos na EERP e nas cinco áreas de excelência em pesquisa na Universidade de Alberta.
Kidney Research Centre, do Ottawa Health Research Institute, Ontário, Canadá. Parceria de docente com o laboratório da Dra. Rhian M. Touyz, em projeto que tem por objetivo caracterizar o efeito do etanol em células do músculo liso vascular (in vitro) e avaliar o efeito da administração aguda de etanol (in vivo) sobre a formação de espécies reativas de oxigênio em leito mesentérico de ratos.
 

ALEMANHA

Universitätsklinikum Hamburg-Eppndorf - Institut for Medical Psycology. Intercâmbio iniciado em 2004, para desenvolvimento de pesquisa transcultural sobre adaptação cultural e validação do instrumento DISABKIDS para avaliação da qualidade de vida de crianças e adolescentes com condições crônicas e inicio do desenvolvimento de um módulo especifico para avaliação da qualidade de vida em escolares com deficiência auditiva, envolvendo o Brasil, Alemanha e México.


ESPANHA

Universidad Autônoma de Madrid – Espanha. Intercâmbio que tem como objetivo aprofundar conhecimentos na política de Atenção Primária à Saúde e nos Sistemas de Informação em Saúde que instrumentalizam os modelos técnico-assistenciais em saúde e o desenvolvimento de projeto cooperativo nessas temáticas.
Universidad Rovira i Virgili, Réus – Espanha. Intercâmbio com o Laboratorio de Salud Medio Ambiental y Toxicología da Facultad de Medicina de la Universidad Rovira i Virgili que visa treinamento em técnicas de análise de metais pesados por Espectroscopia com Plasma Induzido - Espectroscopia de Massas (ICP-MSS). Estão sendo desenvolvidos projetos colaborativos entre as duas instituições, com financiamento da Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo.


PORTUGAL

Universidade de Aveiro, Portugal e a EERP/USP mantém relações de colaboração, como no desenvolvimento do Curso de Formação Especializada em Enfermagem e Criação do Mestrado em Enfermagem na Secção Autônoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro, por meio de assessoria nas atividades de ensino, pesquisa, aos projetos de pós-graduação em Enfermagem e titulação acadêmica do corpo docente.
Universidade do Minho / Instituto de Estudos da Criança – Braga, Portugal. Intercâmbio que possibilitou a inserção de docente do Programa no grupo de pesquisa português, desenvolvendo estudos sobre adolescência, violência escolar e sociologia da infância.


MÉXICO

Universidad Autônoma de Nuevo León – México. Co-orientação de um docente do Programa para dois doutorandos em Enfermagem, e projetos de colaborativos - Intervención multicomponente para mujeres con sintomas de depressión y consumo de alcohol e Deterrminantes de la conducta planeada para el consumo de tabaco y alcohol y el uso de estas substancias por adolescentes preparatorianos de complementos urbanos.


CHINA


The Hong Kong Polytechnic University, School of Nursing – China. A parceria tem como objetivo principal a aplicação de tecnologias no ensino e pesquisa em saúde e enfermagem.
Kiang Wu Nursing College of Macau – China. As metas principais da parceria são aprimorar o conhecimento de docentes e discentes de enfermagem; estimular a cooperação em pesquisas e a divulgação de seus resultados.


ANGOLA

Universidade Agostinho Neto (UAN), Instituto Superior de Enfermagem – Angola. Convênio firmado com a EERP com objetivo geral possibilitar a participação de docentes em missão de ensino e pesquisa, a formação de enfermeiros, mestres e doutores para a referida instituição.


INTERCÂMBIO COM ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICO-PROFISSIONAIS

Sigma Theta Tau - é uma Sociedade Honorífica, que tem como objetivos reconhecer e fomentar avanços na enfermagem e encorajar o desenvolvimento de lideranças. Na EERP-USP, o Capítulo Rho Upsilon se formou em 2002 e se mantém até a presente data.

OMS/OPS – enquanto Centro Colaborador da OMS, a EERP tem assumido o compromisso de desenvolver as estratégias relacionadas à Iniciativa para o Alcance da Maternidade Segura na América Latina e Caribe. Como parceiro desta Iniciativa, dois docentes do Programa da área da Saúde da Mulher participam da Global Alliance for Nursing and Midwifery – GANM/OPS para o desenvolvimento de lideranças em obstetrícia, nas forças tarefas para o Alcance da Maternidade Segura, assumindo a posição de líder/facilitador da Comunidade MPS Practice Community/Nursing and Midwifery for Making Pregnancy Safer, especialmente em países de língua portuguesa e espanhola.

IBFAN – International Baby Food Action Network: é uma rede internacional formada por mais de 160 grupos de ativistas, espalhados por cerca de 90 países no mundo em desenvolvimento e industrializado. Atua na melhoria da saúde e nutrição das crianças por meio da promoção da amamentação e da eliminação das estratégias não éticas de mercado, tanto de alimentos infantis, como de mamadeiras, bicos e chupetas, monitorização da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Criança de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras.
Voltar ao topo

Desenvolvido por