Prevenção e tratamento
Feridas crônicas são de difícil cicatrização o que causa sofrimento, diminuição da qualidade de vida e alto custo para os indivíduos e para os serviços. O conhecimento para a prevenção e manejo adequado é um direito da pessoa.
Encontre aqui materiais educativos sobre prevenção e tratamento de feridas crônicas destinados a profissionais da saúde e cuidadores.
Aprenda aqui sobre o uso adequado das Bases Bibliográficas e de Portais para a localização de artigos científicos, diretrizes e guias para a prática baseada em evidências.
A história se iniciou com o projeto de pesquisa da minha contratação como docente (Maria Helena Caliri) na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto na área de Fundamentos de Enfermagem. O projeto, financiado pela FAPESP, desenvolvido junto com alunos de Iniciação Cientifica, visou identificar a incidência e prevalência de lesão por pressão em pacientes hospitalizados e os fatores de risco associados, de forma que estratégias para a prevenção fossem desenvolvidas e implementadas.
Criado em parceria com outros docentes da área de ensino, cadastrado no CNPq, posteriormente renomeado como “Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança do Paciente” (GEPeSP).
Acreditando que uma página na internet com textos e imagens poderia contribuir para a disseminação de informações sobre o assunto e como recurso didático para o ensino e atualização de alunos e profissionais, iniciamos a construção de um site com o auxílio de estudantes de iniciação cientifica, bolsistas da FAPESP e CNPq.
Os trabalhos dos primeiros orientandos na pós-graduação, de revisão integrativa da literatura reforçaram a necessidade da divulgação das evidências para a prevenção e tratamento da lesão por pressão e da importância deste site. A tese de livre-docência apresentou a internet como veículo para a divulgação do conhecimento, aliada às publicações e workshops.
Ínicio da parceria bastante profícua com a Dra. Barbara Pieper, docente e pesquisadora da “Wayne State University” de Detroit, e a troca de experiências permitiu a realização de trabalhos colaborativos e alavancar o ensino, a pesquisa e a extensão na área de feridas crônicas. Esta parceria e a colaboração de profissionais de serviços de saúde de Ribeirão Preto, favoreceu a construção de módulos educacionais sobre lesão por pressão e outras feridas crônicas comuns como úlcera venosa e úlceras neuropáticas em diabéticos, popularmente conhecidas como “pé diabético”.
Importante parceria, entre 1998-2005, com enfermeiros e outros profissionais a equipe multidisciplinar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa “A experiência de pacientes com lesão de medula espinhal e seus familiares na prevenção e tratamento da úlcera por pressão”, financiado pelo CNPq, levou à criação no HC do “Grupo de Apoio ao lesado Medular” e desenvolvimento de cursos de capacitação para os profissionais em reabilitação do lesado medular. Posteriormente a parceria com membros da equipe levou ao desenvolvimento da proposta da criação de um Centro de Reabilitação para atendimento integrado de pessoas com lesão medular e indivíduos com outras deficiências.
Entre 2000 e 2018, a participação de membros do grupo em eventos científicos, aulas, cursos e oficinas contribuiram para a difusão das evidências e a capacitação de profissionais, cuidadores, pacientes e familiares na prevenção e tratamento de feridas crônicas.
Os anos se passaram, muitas coisas mudaram inclusive a terminologia e a classificação da Lesão por Pressão...Novas evidências foram produzidas e a atualização do site se tornou necessária inclusive como forma de repositório sobre o tema. No período de 2000 – 2019, foram produzidas 15 dissertações de Mestrado e 10 teses de Doutorado sobre a orientação de M H Caliri, sobre o tema lesão por pressão, úlcera venosa e instrumentos para o mapeamento de riscos para a segurança do paciente hospitalizado. A produção pode ser acessada por meio do curriculo Lattes clicando aqui.
Enfermeira.
Profa. Dra. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
Enfermeira.
Profa. Dra. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
Enfermeiro.
Prof. Dr. Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto
Informáta Biomédica
Doutoranda na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
Este projeto está inserido no Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança do Paciente, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, e teve financiamento do CNPq.