Programas e Projetos »

Profª Drª Susana Segura Muñoz
      Denis Machado Rossi
      ccex@eerp.usp.br
O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade tem por objetivo possibilitar ao idoso aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens. É dirigido a pessoas com idade mínima de 60 anos.

A EERP é parte desse programa oferecendo, semestralmente, vagas em disciplinas e em atividades complementares. As opções oferecidas pela EERP e pelas demais Unidades da USP são divulgadas no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e através de catálogos disponíveis nas Unidades. Escolhidas as disciplinas ou atividades complementares, o interessado deve seguir as instruções para efetuar a inscrição. Não há custos e ao final, o interessado receberá um atestado de participação.

Iniciado em 1994, o Programa antecipou a promulgação do Estatuto do Idoso, cujo capítulo V, art. 25, reza textualmente: “O Poder Público apoiará a criação de universidade aberta para as pessoas idosas”. Seus resultados são positivos para os idosos participantes, alunos, professores e comunidade.

Depoimento de Neuza Guerreiro de Carvalho, que iniciou a participação no Programa Universidade Aberta à Terceira Idade em 2005:

“... Cheguei devagar, medrosa, mas encontrei professores que me apoiaram, me respeitaram, me motivaram. ... .O direito à Cultura nos é oferecido pela Universidade Aberta à Terceira Idade da USP. E nada nos é cobrado. Nossa presença, nosso entusiasmo é o preço. ...” (Catálogo Programa Universidade Aberta à Terceira Idade 1º semestre de 2011)

Mais informações:
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária