Programas e Projetos »

Profª Drª Susana Segura Muñoz
      Denis Machado Rossi
      ccex@eerp.usp.br
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

O Projeto Rondon é realizado em estreita parceria entre diversos Ministérios e o imprescindível apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais, da União Nacional dos Estudantes, de Organizações Não-Governamentais, de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e de Organizações da Sociedade Civil.

As atividades realizadas pelos rondonistas, como são chamados os professores e estudantes universitários que participam do Projeto, concentram-se nas áreas de comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção e trabalho.

Desde a reativação do Projeto Rondon, em 2006, a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto vem participando de todas as chamadas semestrais, coordenando a elaboração e execução de projetos envolvendo alunos desta Escola e de outras faculdades do Campus da USP em Ribeirão Preto. Até maio de 2011, totaliza 24 projetos aprovados – cada qual em uma operação específica,  com o envolvimento de 158 alunos.

Mais informações:

Ministério da Defesa