Programas de
Pós-Graduação

PAE »
Edital

  • Informações gerais
    • Presidente
      Prof Dr Pedro Fredemir Palha
    • Presidente Suplente
      Profª Drª Cristina Maria Galvão
    • Contato
      Serviço de Pós-Graduação
    • Telefone
      16 3315 3394
    • Telefone
      16 3315 3468
    • E-mail
      spg@eerp.usp.br
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A ETAPA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO - PAE

2º SEMESTRE DE 2017

Comunicado

Estão abertas, nos termos da Portaria GR-3.588, de 10.05.2005, as inscrições para o ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA do PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO, referente ao 2º Semestre de 2017, no período de 17 de abril a 08 de maio de 2017, por meio do Sistema Janus (link: www.sistemas.usp.br).

 

Do Conceito do Programa:

1 - O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo, instituído pela Portaria GR 3347, de 09 de fevereiro de 1995, e regulamentado pela Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, atualizado pela Portaria GR 4391, de 09 de setembro de 2009, destina-se a aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para a atividade didática de graduação.

2 - Os estágios devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, constituindo-se em instrumentos de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

 

Das Inscrições:

1 – Poderão candidatar-se ao Estágio Supervisionado em Docência, exclusivamente alunos de pós-graduação da Universidade de São Paulo, regularmente matriculados em programas de Doutorado ou Mestrado e que tenham cumprido a Etapa de Preparação Pedagógica (EPP).

 

2 – A inscrição deverá ser realizada no Sistema Janus – link PAE

PAE > Inscrição > 2º semestre de 2017 > Adicionar/Alterar

- Na categoria “Disciplina” da EPP, o aluno só conseguirá apontar disciplinas da EPP que tenha concluído ou que esteja cursando.

- Na modalidade “Disciplina”, o aluno não precisará entregar documento algum para comprovar a sua conclusão.

No momento do cadastro, também deve ser inserido o plano de trabalho (limitado a 6000 caracteres).

 

3 – OS ORIENTADORES E SUPERVISORES terão até o dia 08/05/2017 para avalizarem as inscrições. Caso não se manifestem ou indefiram até esta data, a inscrição será CANCELADA.

 

4 – O aluno de mestrado/doutorado somente poderá se inscrever em uma única disciplina por semestre. Caso a disciplina seja anual, será computada a carga horária do semestre, para efeito dos critérios para a classificação.

 

5 – Poderão se inscrever alunos de pós-graduação de Unidades diferentes daquelas onde a disciplina de graduação é ministrada. Os créditos correspondentes às atividades do pós-graduando serão computados na Unidade em que o aluno estiver matriculado, mediante apresentação de certificado.

 

6 – Não serão aceitas inscrições fora do período de inscrição.

 

 

Da Seleção:

1 – A Comissão Coordenadora do PAE realizará a seleção dos inscritos no Estágio Supervisionado em Docência tendo por base os seguintes critérios:

1.1       bolsistas de Demanda Social da CAPES;

1.2       desempenho acadêmico;

1.3       análise do plano de trabalho e da ficha de inscrição;

1.4       número máximo de dois estagiários por supervisor, em cada disciplina, por semestre. É permitido até três estagiários por supervisor nas disciplinas oferecidas para duas ou mais turmas no semestre.

 

2 – A Comissão Coordenadora do PAE selecionará, dentre os estagiários aprovados, aqueles que receberão auxílio financeiro da USP, tendo por base os seguintes critérios de prioridade:

2.1    nenhuma participação em Estágio Supervisionado em Docência/PAE com auxílio financeiro;

2.2    melhor desempenho acadêmico (ficha do aluno);

2.3    ser pós-graduando vinculado aos Programas da EERP e Interunidades em Enfermagem;

2.4    disciplina da graduação com maior carga horária;

2.5   não ser bolsista de agência de fomento (CAPES, CNPq, FAPESP e outras) e nem possuir vínculo empregatício.

 

3 – Em caso de empate entre candidatos, será selecionado aquele que tiver maior pontuação nos critérios anteriores por ordem de prioridade.

3.1 Na persistência do empate, a Comissão Coordenadora do PAE poderá utilizar outros critérios de desempate, previamente definidos.

 

Da Supervisão:

A supervisão do estagiário ficará a cargo do professor responsável pela disciplina de graduação.

 

Da Avaliação:

1 – Ao final do período, o pós-graduando e o supervisor deverão elaborar um relatório detalhado de todas as atividades realizadas no decorrer do estágio – Relatório do Estagiário e Ficha de Avaliação. Os modelos estão disponíveis no site: http://www.eerp.usp.br/formularios-pae/

 

2 – Os relatórios e as fichas de avaliação insatisfatórias e/ou incompletos serão devolvidos aos estagiários e supervisores para serem refeitos. A não observância dessa correção implica na perda do direito do aluno ao certificado, declaração e créditos, bem como no impedimento da participação em nova seleção de estagiários.

 

3 – A data para entrega do relatório do estagiário e da ficha de avaliação do Estágio Supervisionado em Docência fica estabelecida para 08 de dezembro de 2017.

 

4 – Ao final do Estágio Supervisionado em Docência, obrigatoriamente os alunos realizarão uma atividade conjunta para a conclusão do estágio com tema relacionado à educação no ensino superior, com data a ser definida.

 

5 – A Comissão Coordenadora do PAE avaliará os relatórios dos estagiários, fichas de avaliação e participação na atividade final, concluindo pela aprovação ou reprovação dos mesmos, tendo em vista o cumprimento das atividades realizadas e sua concordância com aquelas previstas nos planos aprovados quando da seleção dos estagiários.

 

6 Após as devidas aprovações pela Comissão Coordenadora do PAE e homologação pela Comissão de Pós-Graduação da Unidade, será feito um levantamento dos alunos que estão em condições de receber os créditos, de acordo com o previsto no Regimento de Pós-Graduação da USP.

 

7 Bolsistas CAPES - Demanda Social reprovados no Estágio Supervisionado em Docência deverão repetir a atividade, sem remuneração, a fim de cumprir as exigências da agência.

 

 

Disposições Gerais:

1 – O estágio terá duração de 05 (cinco) meses, a partir de 1º de julho de 2017, e será desenvolvido em disciplina de graduação, com carga horária de seis horas semanais.

 

2 – É permitido ao aluno PAE ministrar aulas, a critério do supervisor, em número de horas correspondentes a não mais que 10% da carga horária total da disciplina. Fica clara a proibição da substituição de docentes pelo aluno PAE, sendo obrigatória a presença física do supervisor acompanhando a prática da regência de aulas do aluno.

 

3 – Para as disciplinas teórico-práticas, recomenda-se que seja garantida a participação do aluno, tanto na programação das atividades teóricas quanto nas atividades práticas.

 

4 - O aluno será desligado da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência antes do prazo estabelecido, se ocorrer uma das seguintes situações:

4.1    trancamento de matrícula, abandono ou conclusão do curso;

4.2    não cumprimento da carga horária firmada no termo de compromisso;

4.3    não cumprimento do plano de trabalho;

4.4    por sua própria iniciativa, com anuência do supervisor;

4.5    não entregar o termo de compromisso até a data estipulada pela secretaria.

 

5 - Em caso de interrupção ou desligamento da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência, a Comissão Coordenadora do PAE na EERP e a Comissão Central deverão ser comunicadas imediatamente.

 

6 - Os estagiários que não entregarem o controle de frequência no prazo estipulado pela Unidade não receberão o pagamento do auxílio financeiro referente ao mês do ocorrido.

 

7 - O aluno selecionado para o recebimento do auxílio financeiro mensal perde imediatamente esse auxílio em caso de desligamento do Estágio Supervisionado em Docência.

 

Informações adicionais poderão ser obtidas no Serviço de Pós-Graduação desta Escola ou no site: http://www.eerp.usp.br/graduation-home/

 

 

 

 


Voltar ao topo

Desenvolvido por